Pular para o conteúdo principal

Resenha, Lançamento e Promoção do livro 'O Rosto que Precede o Sonho'

Título: O Rosto que Precede o Sonho
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 236
Lançamento: Agosto/2012 

SINOPSE:
Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam.
Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava.
Mas no dia em que recebeu o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood , a proposta de trabalho da sua vida, ele decidiu dizer “não”.
Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...


_________________________________________

Quem conhece as histórias dos livros do autor Maurício Gomyde, sabe que os seus personagens são, na maioria das vezes, envolvidos com alguma arte do meio cultural. Em seu livro anterior, Ainda não te disse nada, a personagem vivia cinema. Já neste novo livro, seus personagens principais respiram música, fotografia e também cinema. Seus personagens são jovens, sonhadores, realizados e possuem dramas familiares. 

Tomas, o personagem principal é amigo de Benjamin ou BJ, dono de uma loja de discos.  Narrado em terceira pessoa, conhecemos a história deste jovem de 32 anos que vive numa marina.
Depois da decepção do término de mais um relacionamento, Tomas vai até a loja do amigo desabafar.
Fruto de um encontro inusitado é neste mesmo dia que se dá o encontro que marcará a vida de Tomas. Os dois resolvem disputar um disco e para decidir quem deve ficar com o disco, os dois montam uma banda com grandes nomes do rock. Este é o ponto de partida para um romance cheio de declarações de amor e de humor.
A jovem   é uma fotógrafa da revista National Geografic. ele, um compositor de trilhas sonoras para filmes, incluindo um famoso longa hollywoodiano.
Porém, a jovem moça dos olhos cor de mel não dá seu nome, telefone ou qualquer coisa do tipo. O que deixa Tomas mais instigado a conhecê-la. Depois de outro encontro, o jovem rapaz vê-se apaixonado pela moça que se chama Aurora. Ele resolve, então, recomeçar mais um relacionamento.

"Cá estou, recomeçando tudo. Não mais do zero, afinal de contas já fiz muita coisa. [...]"
Concomitante ao namoro dos dois, Tomas recebe uma proposta de trabalho importante: trata-se da criação da música original para um filme internacional que contará com sua atriz preferida. Já Aurora, continua com seu trabalho de fotografar borboletas.

E os dois irão ajudar um ao outro em seu trabalho. Tomas 'ajuda' na missão de fotografar e, Aurora, ajuda Tomas como inspiração para a trilha sonora.

Construído de diálogos curtos, diretos e bastante humorados que até parecem uma conversa espontânea de dois jovens na vida real, acompanhamos o desenrolar do romance dos dois, incluindo o drama vivido pelo protagonista Tomas. O que eu gosto nos livros do autor Maurício Gomyde é que ele preenche as suas histórias com belas músicas. Assim, vamos associando a trilha sonora à trama do livro.
Simples e profundo, humorado e dramático ao mesmo tempo, O rosto que precede o sonho é sem dúvidas o romance mais maduro do escritor, pois comove, faz rir e chorar. E essa é uma qualidade de poucos artistas.
Só quem viveu uma história semelhante sabe da intensidade do romance.
Criado de uma história simples, mas não deixa de ser dramático. Terminei o livro engasgado, com uma tristeza profunda, pois eu não estava preparado para o trágico fim destinado ao personagem. 

É quase impossível sair das páginas do livro indiferente a história, pois fica impregnado na memória as palavras do próprio Tomas:

"... devemos aproveitar o caminho, e não esperar o final dele para sentir prazer."




Promoção





Pessoal, é com muito prazer que venho aqui anunciar a entrada no ar, hoje, de mais uma super promoção de divulgação do "O Rosto que Precede o Sonho", terceiro livro do Maurício Gomyde.

O lançamento do livro será dia 1º de Setembro, mas quem quiser sentir um pouco do clima do que virá, está no ar o Book Trailer dele.

Veja o book trailer do livro:


Começa hoje, então, uma super promoção que vai te dar 20 exemplares do livro. São 220 blogs de literatura junto a mim nesta promoção. Aproveitem para conhecer os blogs, só gente boa demais falando sobre literatura de primeira.

Clique aqui para conhecer mais e participar.

Comentários

  1. Participando, é claro!
    Que tal participar no meu blog também? ^^
    http://fabiolaborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Thiago!
    Participando!
    Particpa lá no blog também: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/07/promocao-86-booktrailer-mauricio-gomide.html
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar