Pular para o conteúdo principal

Como fazer um livro artesanal em casa

Se você já teve aquela ideia de transformar um caderno de receitas em livro, ou ainda um diário, um bloco de anotações, siga estas instruções e veja como dar uma capa hardcover totalmente customizada a seu gosto.
Abaixo, o tutorial passo a passo de como fazer uma maravilhoso livro artesanal.


Método 1 de 2: Encadernação com Cola e Tecido


Escolha um material para a capa e corte duas peças idênticas. Para o seu primeiro livro, a cartolina é bem fácil de trabalhar. Uma vez que você já tenha pegado o jeito, poderá avançar para a madeira ou um tabuleiro.
A capa precisa ser 6 cm mais larga e 1.25 cm mais longa que as páginas internas. Se você está usando papel de impressão, ele deve ter 22.25 x 29.25 cm.





2 Dobre seis folhas de papel pela metade. Depois, costure-as juntas no vinco, em um padrão de algarismo 8. Certifique-se de começar e terminar no mesmo ponto, e que o nó fique para dentro. Isto irá criar uma lombada de livro.
1/4" (.6 cm) é uma largura adequada.



3 Empilhe algumas destas pilhas de seis folhas, uma em cima da outra.Certifique-se de que elas estejam alinhadas corretamente. Pressione-as para baixo, entre alguns livros pesados, e meça a largura da lombada.
Uma vez que elas estejam achatadas, costure as pilhas juntas, utilizando a mesma formação.



4 Corte uma tira de tecido. Ela deve ser tão longa quanto as páginas, e ¾" (2 cm) mais larga que a lombada.



5Faça um revestimento de um dos lados do tecido, com cola. Use bastante cola, mas tome cuidado para que ela não escorra. Cole o tecido na lombada das páginas. Puxe-as firmemente. Passe uma régua em toda a extensão, para suavizar quaisquer bolhas.
Coloque o livro entre duas folhas de papel de cera e por debaixo de um ou dois livros pesados. Espere a cola secar. Espere por cerca de 20 minutos.



6 Cole as peças de cartolina à primeira e à última página. Antes de fazer isso, certifique-se de que a cola do tecido está seca. Além disso, certifique-se de que as peças de cartolina estejam alinhadas umas com as outras, e também com a lombada do livro.


7 Corte mais duas peças de tecido. Elas devem ser tão longas quanto as peças de cartolina, e ¾ polegadas (2 cm) mais largas do que o pedaço de tecido que prende as páginas juntas. Cole estes pedaços à lombada na parte superior da cartolina e pressione-os no primeiro pedaço de tecido.
Novamente, coloque o livro entre os pedaços de papel de cera e abaixo de alguns livros pesados. Espere secar.



8 Depois de secar, corte um pedaço de papel decorativo. Ele deve ser 2 polegadas (5 cm) mais largo do que ambas as capas e a lombada combinadas, e dois centímetros maior que a capa.


9 Adicione um vinco no papel decorativo de 1 polegada (2,5 cm) a partir de 1 polegada da parte de baixo. Adicione quatro fendas no papel para colocar na lombada (que não pode ser dobrada para cima), removendo qualquer excesso.
Corte o papel de forma que a lombada fique coberta, para que assim não haja papel diretamente acima ou abaixo dela. Você deve ter agora quatro abas — duas acima do livro e duas abaixo.
Dobre estas abas e cole-as na capa interior.



10 Corte duas folhas de papel. Elas devem ser 1/4 de polegada (0,6 cm) mais estreitas do que a capa e ½ polegada (1.25 cm) mais curtas. Cole-a na parte interna da capa, de modo que ela cubra o que o papel da capa não cobriu, fazendo com que ela fique rente à lombada.
Depois que tudo estiver seco, decore-o da forma que quiser!

Método 2 de 2: Encadernação Japonesa


1 Junte seus materiais. Tudo para este projeto pode ser comprado em lojas de artesanato, sem gastos muito altos. Limpe a mesa da cozinha e pegue os seguintes itens:
  • Papel branco (30-100 folhas, dependendo da espessura do seu livro)
  • 2 folhas de cartolina
  • 2 folhas de papel estampado (2 tipos)
  • Fita - poucos metros de comprimento, 6 mm (1/4") de largura
  • Furador
  • Cola em bastão
  • Tesouras
  • Régua
  • Prendedores de papel



2
Coloque seu papel branco aberto sobre a mesa. Dependendo do tipo de livro, você vai querer um papel mais fino ou mais grosso, e também vai precisar considerar o número de folhas. Para um álbum de fotos, por volta de 30. Para um diário, 50 ou mais.



3 Pegue a tesoura. Corte duas folhas de cartolina que correspondam às medidas do seu papel em branco. Nenhum tamanho é muito pequeno ou muito grande. Mas se ele for tão grande que seja difícil de transportá-lo, você provavelmente já foi longe demais.
Desenhe duas linhas verticais sobre uma das peças de cartolina. A 1" (2.5 cm) a partir da ponta esquerda, desenhe a primeira linha de cima para baixo. A segunda linha deve estar bem abaixo da 1 ½" (3.5 cm) da ponta esquerda em direção paralela à primeira. Faça isso em outro pedaço de papelão também.
Estas linhas são bem próximas uma da outra. Isso serve para separar a espiral do corpo do livro, criando uma articulação.



4  Corte ao longo das linhas que você acabou de desenhar. Ou seja, remova 1.25 cm entre as duas linhas. Descarte o excesso de cartolina. Você agora tem dois pedaços de cartolina, uma delas com 1" (2,5cm) de comprimento.
Uma faca artesanal pode ser mais fácil do que uma tesoura. Se você tem uma, use-a.



5 Faça suas capas externas. Pegue dois pedaços de um papel elegante e decorado para a sua capa e contracapa, e corte-os nas medidas. Cada pedaço deve ser 1 ½" (3.8 cm) mais longo e 1 ½" de comprimento mais largo do que as páginas interiores. Se o seu papel branco tem 8" por 10" (20 por 25 cm), corte seu papel decorativo em 9 ½" por 11 ½" (24 por 29 cm).
Coloque um dos seus pedaços de papel elegantes virados para baixo. Você deve estar olhando para uma folha em branco. Com um lápis, desenhe uma borda de ¾" (2 cm) em toda a extensão ao redor da folha.



6 Cole a cartolina sobre o papel elegante. Alinhe-a com a borda que você desenhou no passo anterior (é por isso que você acabou de fazer isso). Certifique-se de cobrir toda a página com cola, e não apenas as bordas. As coisas não ficarão bagunçadas se você usar um bastão de cola.
Essa será a contracapa. A lacuna de ½" (1,25 cm) que você cortou na cartolina anteriormente será a "dobradiça" que faz com que o livro possa ser aberto facilmente.
Aplique a cola no papel se você estiver usando papel de embrulho (ou outro papel estampado fino). Isso evita rugas e bolhas de ar, e dá tempo ao papel para se acostumar com a umidade da cola, antes da aplicação na cartolina.
Repita o processo para a capa. Certifique-se de que o padrão está voltado para a direção certa!



7 Dobre os lados. Com a cartolina centralizada sobre o papel, dobre os cantos dela, até o limite. Cole-os no lugar, criando pequenos triângulos de papel decorativo que ficarão descansando nos cantos da sua cartolina.
Uma vez que os cantos estejam dobrados, comece pelos lados. Dobrar os cantos primeiro cria uma dobradura geométrica e alinhada. Vai parecer mais ou menos um embrulho para presente.
Faça isso para ambos os lados e cole tudo no lugar. Ainda deve haver uma lacuna de ½ entre as duas peças de cartolina.



8 Comece nas capas internas. Corte duas folhas de papel decorativo que sejam 1,25 cm menores do que o papel em branco. Se o seu papel branco tem 8" por 10" (20 por 24 cm), corte o papel a partir da parte interior da capa em 7 ½" por 9 ½" (19 por 23 cm).



9 Perfure dois buracos na encadernação. Dependendo de quais e quantos materiais você usou, isso pode ser muito fácil ou muito difícil. Eles devem ter cerca de 1 ½" (3,8 cm) a partir de cada borda.
Se você não tem um furador (e de preferência um furador de um único buraco), você pode usar uma furadeira. Mas antes de fazer um furo no catálogo, coloque-o em algo que você se sinta confortável em perfurar, como uma lista telefônica. Se você usar uma furadeira, posicione as capas de dentro para fora, para que as bordas fiquem no interior.
Use prendedores de papel para segurar tudo.



10 Passe uma fita pelos furos usando o método de encadernação japonês. A fita deve ser seis vezes mais longa do que a altura do livro. Se o seu livro tiver 6 polegadas (15 cm) de altura, sua fita deve ter 36 polegadas (90 cm) de comprimento. Depois de completar isso, você terminou!
Coloque-o para baixo através do furo superior. Deixe um comprimento à direita para um laço.
Coloque a mesma extremidade para baixo, pelo mesmo buraco novamente.
Entrelace a mesma extremidade para baixo, pelo buraco inferior.
Entrelace a mesma extremidade para baixo, pelo buraco inferior novamente.
Envolva-la por baixo, e com o lado de baixo virado, passando pelo buraco inferior mais uma vez.
Puxe a mesma extremidade através do buraco superior. (Um padrão cruzado será formado ao longo da lombada.)
Envolva-a por cima do livro e amarre-a com a outra extremidade em um nó. Ele deve ficar no topo do furo.
Amarre-o com um laço.


Dicas
  • Você pode usar tabuleiros de jogos antigos e outros materiais de madeira para a capa e a contracapa. Fixe o livro com argolas com abertura, dobradiças ou porcas e parafusos.
  • Se você está fazendo um diário, pode envolver algum barbante ou fita em volta da capa frontal para criar um lugar conveniente para colocar papéis soltos e/ou fotos.
  • Seja preciso com suas medidas.
Avisos
  • Não cole as páginas umas com as outras. É muito mais difícil remover a cola do que adicionar mais, então tenha cuidado.
Materiais Necessários
  • Encadernação com Cola e Tecido
  • Cartolina (ou outro material grosso)
  • Tesouras
  • Régua
  • Agulha e linha
  • Dois tipos de papel decorativo
  • Papel para impressora
  • Cola branca ou uma cola de artesanato similar
  • Tecidos (lençóis velhos funcionam melhor)
  • Papel de cera
  • Enfeites
  • Encadernação Japonesa
  • Folha de papel em branco (30-100 folhas)
  • 2 folhas de cartolina
  • 2 folhas de papel estampado de diferentes tipos
  • Fita - poucos metros de comprimento, 6 mm (1/4") de largura
  • Furador
  • Cola em bastão
  • Tesouras
  • Régua
  • Prendedores de papel

Aqui tem outro video bem útil para quem se interessa em montar o próprio livro.


Até a próxima.
_______________________

Fonte: Youtube /  WikiHow

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar