terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Top 5 - As melhores obras que já li (até agora)

1 - A Metamorfose - Franz Kafka

Claro que em primeiro lugar a obra que rege a minha alma e o meu comportamento cotidiano. A obra-prima do escritor tcheco assemelha-se com a vida metamorfoseada que levo...



2 - Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
A saga da família Buendía é também uma referência mais que clara a história de toda a América Latina. Pude compreender bem o labiríntico tempo, a influência de gerações anteriores, além de rir com os incríveis causos que acontecem na família. Diria que é uma metáfora para a história de todos nós, que carregamos intrinsecamente valores sociais e claro, o peso da solidão...





3 - O Encontro Marcado - Fernando Sabino
Dentre romances nacionais clássicos e modernos, eu identifiquei-me por completo com Carlos Eduardo, o protagonista de O Encontro Marcado, uma obra que todo jovem deveria ler. É um resumo desta fase cheia de ânsia, indecisões e conflitos da juventude. Recomendadíssimo!









4 - Ciranda de Pedra - Lygia Fagundes Teles
Virgínia é a única personagem feminina da literatura com a qual eu me identifiquei até o momento. Também de densidade psicológica, o romance aponta o quão intenso pode ser o preço de uma rejeição. O livro propiciou-me grandes reflexões e fortes emoções ao longo da história da pobre Virgínia.



5 - Os Maias - Eça de Queirós
Em meio a tantos romances, os que possuem um drama familiar são os que mais me agradam. A decadência da opulenta família Maia e os sórdidos atos das personagens ainda revelam com realismo a natureza humana, além de mostrarem o sarcasmo desta mesma natureza. Sei que para os críticos de literatura, esta não é a obra-prima do Eça, mas pra mim, essa é a MELHOR!

;]

9 comentários:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...