segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O Romance inacabado de Sofia Stern

*Resenha elaborada pela colaboradora Juliene Lopes
Olá pessoas! O livro que trago hoje é “O Romance inacabado de Sofia Stern”. É um desses livros que lemos rápido, de um tapa só, tão bom que é. Ronaldo Wrobel nos presenteia com esse romance de linguagem simples e inteligente, personagens carismáticos e um suspense curioso.


Aqui temos os protagonistas Ronaldo e Sofia, sua avó. Eles moram juntos e logo de início vemos que a afeição que Ronaldo nutre por sua avó é muito forte. A história inicia com uma Sofia de comportamento estranho e com a sugestão, por parte de Ronaldo, de que ela poderia ser portadora de Alzheimer. Num determinado dia, ele encontra o diário e uns pertences de Sofia e fica curioso a respeito do passado dela, mas diante da falta de respostas decide saber mais detalhes por conta própria.

            Enquanto isso, na Almenha, um bunker da época nazista é aberto e entram em contato com Ronaldo para informar que Sofia pode ser herdeira em um processo e que é necessário que ele vá para lá. A partir daí, Wrobel nos conta a história de vida de Sofia, uma alemã meio judia e meio católica, cantora de cabaré mal vista pelos nazistas. Conhecemos então a grande amizade entre Sofia e Klara e as dificuldades enfrentadas para manterem esse laço, já que enquanto uma era desprezada a outra era muito bem vista pela sociedade.

            O Romance inacabado de Sofia Stern trata de amor e amizade, mostrando como a vida vai moldando as pessoas e como elas são capazes de crescer com as adversidades. Se você gosta de narrativas ligadas ao período nazista e está atrás de uma leitura rápida, com personagens bem construídos e texto instigante e divertido, recomendo muito esse livro.

            A obra foi lançada pela editora Record, uma edição impressa em papel off-white (páginas amareladas), capa de estilo sóbrio e bonito. O preço sugerido pela editora é R$ 39,90. Também está disponível na versão e-book. 

Sobre o autor:

Ronaldo Wrobel é escritor e advogado. Nascido em 1968 no Rio de Janeiro, também é autor do romance Propósitos do Acaso, dos contos reunidos em A Raiz Quadrada e outras histórias e de Nossas Festas - Celebrações Judaicas. Assina uma coluna mensal na revista Menorah.



Fontes e outros links:



Boas leituras e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...