Pular para o conteúdo principal

O Romance inacabado de Sofia Stern

*Resenha elaborada pela colaboradora Juliene Lopes
Olá pessoas! O livro que trago hoje é “O Romance inacabado de Sofia Stern”. É um desses livros que lemos rápido, de um tapa só, tão bom que é. Ronaldo Wrobel nos presenteia com esse romance de linguagem simples e inteligente, personagens carismáticos e um suspense curioso.


Aqui temos os protagonistas Ronaldo e Sofia, sua avó. Eles moram juntos e logo de início vemos que a afeição que Ronaldo nutre por sua avó é muito forte. A história inicia com uma Sofia de comportamento estranho e com a sugestão, por parte de Ronaldo, de que ela poderia ser portadora de Alzheimer. Num determinado dia, ele encontra o diário e uns pertences de Sofia e fica curioso a respeito do passado dela, mas diante da falta de respostas decide saber mais detalhes por conta própria.

            Enquanto isso, na Almenha, um bunker da época nazista é aberto e entram em contato com Ronaldo para informar que Sofia pode ser herdeira em um processo e que é necessário que ele vá para lá. A partir daí, Wrobel nos conta a história de vida de Sofia, uma alemã meio judia e meio católica, cantora de cabaré mal vista pelos nazistas. Conhecemos então a grande amizade entre Sofia e Klara e as dificuldades enfrentadas para manterem esse laço, já que enquanto uma era desprezada a outra era muito bem vista pela sociedade.

            O Romance inacabado de Sofia Stern trata de amor e amizade, mostrando como a vida vai moldando as pessoas e como elas são capazes de crescer com as adversidades. Se você gosta de narrativas ligadas ao período nazista e está atrás de uma leitura rápida, com personagens bem construídos e texto instigante e divertido, recomendo muito esse livro.

            A obra foi lançada pela editora Record, uma edição impressa em papel off-white (páginas amareladas), capa de estilo sóbrio e bonito. O preço sugerido pela editora é R$ 39,90. Também está disponível na versão e-book. 

Sobre o autor:

Ronaldo Wrobel é escritor e advogado. Nascido em 1968 no Rio de Janeiro, também é autor do romance Propósitos do Acaso, dos contos reunidos em A Raiz Quadrada e outras histórias e de Nossas Festas - Celebrações Judaicas. Assina uma coluna mensal na revista Menorah.



Fontes e outros links:



Boas leituras e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga,...

Como fazer um livro artesanal em casa

Se você já teve aquela ideia de transformar um caderno de receitas em livro, ou ainda um diário, um bloco de anotações, siga estas instruções e veja como dar uma capa hardcover totalmente customizada a seu gosto. Abaixo, o tutorial passo a passo de como fazer uma maravilhoso livro artesanal. Método 1 de 2: Encadernação com Cola e Tecido 1  Escolha um material para a capa e corte duas peças idênticas. Para o seu primeiro livro, a cartolina é bem fácil de trabalhar. Uma vez que você já tenha pegado o jeito, poderá avançar para a madeira ou um tabuleiro. A capa precisa ser 6 cm mais larga e 1.25 cm mais longa que as páginas internas. Se você está usando papel de impressão, ele deve ter 22.25 x 29.25 cm. 2 Dobre seis folhas de papel pela metade. Depois, costure-as juntas no vinco, em um padrão de algarismo 8. Certifique-se de começar e terminar no mesmo ponto, e que o nó fique para dentro. Isto irá criar uma lombada de livro. 1/4" (.6 cm) é uma largura adequada. 3 Empilhe al...

[cartas famosas] Para Jenny von Westphalen, de Karl Marx

Conhecido no mundo inteiro como autor de "O Capital", Karl Marx demonstra nesta carta, com bastante pungência, o seu afeto pela sua companheira. É uma carta tão singela que chegamos a imaginar aquele senhorzinho de barbas longas e brancas beijando sua esposa da cabeça aos pés. _______________________ Manchester, 21 de Junho de 1865 Minha querida, Escrevo-te outra vez porque me sinto sozinho e porque me perturba ter um diálogo contigo na minha cabeça, sem que tu possas saber nada, ou ouvir, ou responder… A ausência temporária faz bem, porque a presença constante torna as coisas demasiado parecidas para que possam ser distinguidas. A proximidade diminui até as torres, enquanto as ninharias e os lugares comuns, ao perto, se tornam grandes. Os pequenos hábitos, que podem irritar fisicamente e assumir uma forma emocional, desaparecem quando o objecto imediato é removido do campo de visão. As grandes paixões, que pela proximidade assumem a forma da rotina mesqui...