Pular para o conteúdo principal

Sobre a FliP 2016: Espaço Itaú Cultural

A escritora Ana Maria Gonçalves ministra o curso Temas à Procura de Autoria
Entre os dias 30 de junho e 2 de julho será apresentada a primeira edição do Espaço Itaú Cultural de Literatura. O evento ocorre durante a realização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A programação do espaço destaca, sobretudo, a produção contemporânea da literatura brasileira.
Ambiente de encontro entre leitores, escritores, jornalistas e profissionais do mercado editorial, traz uma programação bem diversificada, com minicurso, saraus, encontros e debates. Os encontros contarão com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A única atividade que exige inscrição prévia é o curso Temas à Procura de Autoria – com Ana Maria Gonçalves –, que possui 35 vagas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 24 de junho, pelo telefone 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h. Exclusivamente para o público surdo, a adesão pode ser solicitada por e-mail. O candidato deve enviar nome completo e CPF para atendimento@itaucultural.org.br.
A curadoria da programação literária é assinada pelo Itaú Cultural. Confira os detalhes de cada atividade na aba Programação.
Espaço Itaú Cultural de Literatura
Rua Dr. Samuel Costa, 13 – Centro Histórico – Paraty/RJ –  CEP 23970 000
quinta 30 de junho a sábado 2 de julho de 2016
Entrada gratuita

  • 30
    • /Temas à Procura de Autoria, com Ana Maria Gonçalves

      Quinta-Feira - 10:00 Neste minicurso, a escritora Ana Maria Gonçalves discorre sobre os processos de construção e desconstrução do imaginário que definem o Brasil. O curso acontece de 30 de junho a 2 de julho e propõe uma reflexão sobre um país em que temas relacionados ao racismo e ao trabalho escravo, presentes na história e no cotidiano nacional, são evitados ou distorcidos. O objetivo é provocar – por meio das artes – interesse pela pesquisa, pelo entendimento e pela discussão associada às questões raciais na cultura brasileira. As inscrições para esta atividade devem ser realizadas até o dia 24 de junho, pelo telefone 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h. Exclusivamente para o público surdo, a adesão pode ser solicitada por e-mail. O candidato deve enviar nome completo e CPF para atendimento@itaucultural.org.br.
       
  • 30
    • /Literatura Infantil em Leitura Digital

      Quinta-Feira - 15:00 A jornalista Adriana Carranca, a escritora Ângela Lago e o escritor Marcelo Rubens Paiva participam de uma roda de conversa sobre a criação de literatura infantil em meio digital. Mediada pela jornalista e escritora Claudia Nina, a atividade aborda diversas etapas, desde o desenvolvimento tecnológico até o processo ficcional, além do impacto que a escrita de obras em suportes digitais causa na leitura de crianças e adultos.
  • 30
    • /Série Oceanos

      Quinta-Feira - 17:00 A escritora Maria Valéria Rezende abre a Série Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa e conversa com o público sobre seu trabalho, que envolve o romance Quarenta Dias e a coletânea de contos Vasto Mundo. A atividade terá mediação de Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto, curadores da premiação.
  • 30
    • /Encontros de Interrogação

      Quinta-Feira - 20:00 Além de atriz-MC, diretora e pesquisadora, Roberta Estrela D’Alva é autora do livro Teatro Hip-Hop: a Performance Poética do Ator-MC. Nesta atividade, conversa com o público sobre poesia, hip-hop e slam.
  • 01
    • /Encontros de Interrogação

      Sexta-Feira - 15:00 Além de atriz-MC, diretora e pesquisadora, Roberta Estrela D’Alva é autora do livro Teatro Hip-Hop: a Performance Poética do Ator-MC. Nesta atividade, conversa com o público sobre poesia, hip-hop e slam.
  • 01
    • /Série Oceanos

      Sexta-Feira - 17:00 André Vallias é poeta visual. Com textos publicados em diversas antologias, entre as quais destacam-se: Media Poetry: an International Anthology e Céu Acima: Para um tombeau de Haroldo de Campos. Foi semifinalista primeira edição do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, em 2015, com seu livro de poemas Totem.
  • 01
    • /Sarau

      Sexta-Feira - 20:00 Dirigido por Roberta Estrela D’Alva, curadora da Festa Literária das Periferias – Flupp 2016, o sarau envolve diversas atividades artísticas, como poesia, música e performance. 
  • 02
    • /Encontros de Interrogação

      Sábado - 15:00 Com um novo livro publicado, Flores de Alvenaria, o poeta e criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), Sérgio Vaz, fala de sua experiência em manter um dos mais tradicionais saraus brasileiros e de seus processos de criação.
  • 02
    • /Série Oceanos

      Sábado - 17:00 Alberto Mussa, ensaísta e escritor, participa da Série Oceanos e, em conversa com a gestora cultural Selma Caetano, fala de seu livro A Primeira História do Mundo – terceiro colocado na primeira edição do prêmio Oceanos, em 2015 – e de sua mais recente obra, Os Contos Completos.
  • 02
    • /Sarau

      Sábado - 20:00 Dirigido por Sérgio Vaz, poeta, produtor cultural e criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), o sarau envolve diversas atividades artísticas, como poesia, música e performance.
    •  

    Neste link você poderá acompanhar a programação da FLIP ao vivo pelo Canal do Espaço Itaú Cultural, que nos leva até Paraty para acompanharmos esta linda festa literária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar