sexta-feira, 24 de junho de 2016

Sobre a FliP 2016: Espaço Itaú Cultural

A escritora Ana Maria Gonçalves ministra o curso Temas à Procura de Autoria
Entre os dias 30 de junho e 2 de julho será apresentada a primeira edição do Espaço Itaú Cultural de Literatura. O evento ocorre durante a realização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A programação do espaço destaca, sobretudo, a produção contemporânea da literatura brasileira.
Ambiente de encontro entre leitores, escritores, jornalistas e profissionais do mercado editorial, traz uma programação bem diversificada, com minicurso, saraus, encontros e debates. Os encontros contarão com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A única atividade que exige inscrição prévia é o curso Temas à Procura de Autoria – com Ana Maria Gonçalves –, que possui 35 vagas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 24 de junho, pelo telefone 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h. Exclusivamente para o público surdo, a adesão pode ser solicitada por e-mail. O candidato deve enviar nome completo e CPF para atendimento@itaucultural.org.br.
A curadoria da programação literária é assinada pelo Itaú Cultural. Confira os detalhes de cada atividade na aba Programação.
Espaço Itaú Cultural de Literatura
Rua Dr. Samuel Costa, 13 – Centro Histórico – Paraty/RJ –  CEP 23970 000
quinta 30 de junho a sábado 2 de julho de 2016
Entrada gratuita

  • 30
    • /Temas à Procura de Autoria, com Ana Maria Gonçalves

      Quinta-Feira - 10:00 Neste minicurso, a escritora Ana Maria Gonçalves discorre sobre os processos de construção e desconstrução do imaginário que definem o Brasil. O curso acontece de 30 de junho a 2 de julho e propõe uma reflexão sobre um país em que temas relacionados ao racismo e ao trabalho escravo, presentes na história e no cotidiano nacional, são evitados ou distorcidos. O objetivo é provocar – por meio das artes – interesse pela pesquisa, pelo entendimento e pela discussão associada às questões raciais na cultura brasileira. As inscrições para esta atividade devem ser realizadas até o dia 24 de junho, pelo telefone 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h. Exclusivamente para o público surdo, a adesão pode ser solicitada por e-mail. O candidato deve enviar nome completo e CPF para atendimento@itaucultural.org.br.
       
  • 30
    • /Literatura Infantil em Leitura Digital

      Quinta-Feira - 15:00 A jornalista Adriana Carranca, a escritora Ângela Lago e o escritor Marcelo Rubens Paiva participam de uma roda de conversa sobre a criação de literatura infantil em meio digital. Mediada pela jornalista e escritora Claudia Nina, a atividade aborda diversas etapas, desde o desenvolvimento tecnológico até o processo ficcional, além do impacto que a escrita de obras em suportes digitais causa na leitura de crianças e adultos.
  • 30
    • /Série Oceanos

      Quinta-Feira - 17:00 A escritora Maria Valéria Rezende abre a Série Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa e conversa com o público sobre seu trabalho, que envolve o romance Quarenta Dias e a coletânea de contos Vasto Mundo. A atividade terá mediação de Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto, curadores da premiação.
  • 30
    • /Encontros de Interrogação

      Quinta-Feira - 20:00 Além de atriz-MC, diretora e pesquisadora, Roberta Estrela D’Alva é autora do livro Teatro Hip-Hop: a Performance Poética do Ator-MC. Nesta atividade, conversa com o público sobre poesia, hip-hop e slam.
  • 01
    • /Encontros de Interrogação

      Sexta-Feira - 15:00 Além de atriz-MC, diretora e pesquisadora, Roberta Estrela D’Alva é autora do livro Teatro Hip-Hop: a Performance Poética do Ator-MC. Nesta atividade, conversa com o público sobre poesia, hip-hop e slam.
  • 01
    • /Série Oceanos

      Sexta-Feira - 17:00 André Vallias é poeta visual. Com textos publicados em diversas antologias, entre as quais destacam-se: Media Poetry: an International Anthology e Céu Acima: Para um tombeau de Haroldo de Campos. Foi semifinalista primeira edição do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, em 2015, com seu livro de poemas Totem.
  • 01
    • /Sarau

      Sexta-Feira - 20:00 Dirigido por Roberta Estrela D’Alva, curadora da Festa Literária das Periferias – Flupp 2016, o sarau envolve diversas atividades artísticas, como poesia, música e performance. 
  • 02
    • /Encontros de Interrogação

      Sábado - 15:00 Com um novo livro publicado, Flores de Alvenaria, o poeta e criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), Sérgio Vaz, fala de sua experiência em manter um dos mais tradicionais saraus brasileiros e de seus processos de criação.
  • 02
    • /Série Oceanos

      Sábado - 17:00 Alberto Mussa, ensaísta e escritor, participa da Série Oceanos e, em conversa com a gestora cultural Selma Caetano, fala de seu livro A Primeira História do Mundo – terceiro colocado na primeira edição do prêmio Oceanos, em 2015 – e de sua mais recente obra, Os Contos Completos.
  • 02
    • /Sarau

      Sábado - 20:00 Dirigido por Sérgio Vaz, poeta, produtor cultural e criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), o sarau envolve diversas atividades artísticas, como poesia, música e performance.
    •  

    Neste link você poderá acompanhar a programação da FLIP ao vivo pelo Canal do Espaço Itaú Cultural, que nos leva até Paraty para acompanharmos esta linda festa literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...