Pular para o conteúdo principal

As múltiplas veredas de um escritor empático

Autor de clássicos como Bonequinha de luxo, A sangue frio, Truman Capote não teve, como boa parte dos grandes escritores, o reconhecimento no início de carreira. Truman Capote inaugurou na literatura, no início dos anos 60, um gênero denominado romance de não-ficção e por ele enveredou com a obra A sangue frio. Baseado em um assassinato real que chocou a região local de Kansas, o romance de Capote virou um marco na história do jornalismo e literário. 

Porém, num tempo onde a segregação era forte, sobretudo à sua sexualidade, Capote enfrentou problemas como separação dos pais e migrações. Talvez resida aí uma das maiores características do mais recente lançamento Primeiros Contos de Truman Capote (The early stories of Truman Capote, Tradução de Clóvis Marques, Editora José Olympio, 2016, 160 páginas, R$ 32,90).

Fruto de um casamento falido, Capote herdou do pai o talento de contar histórias, aprendeu sozinho as habilidades de leitura e com 11 anos já passava 3 horas escrevendo. E é dessa época os contos que compõem este livro.

A história da publicação do livro inicia em 2013, quando encontrou-se, nos arquivos do próprio autor na Biblioteca Pública de Nova York, escritos que logo seriam publicados como os primeiros contos do autor americano. São 14 histórias curtas (contos), que retratam excluídos, marginalizados e outras minorias.
Iniciando a carreira literária aos 11 anos, Truman produziu páginas que seriam publicadas nas principais revistas e jornais literários do seu país. Não se pode precisar a data de criação de cada histórias, mas todos foram escritos antes dos 20 anos do autor.

Nestes primeiros contos vemos um autor em formação, onde a empatia é a característica predominante nas breves histórias que não passam de 15 páginas cada uma. Algumas chegam a 4 páginas e são de rápida leitura.

Outra característica nestes contos é a existência de protagonistas femininas. Com duas exceções (Despedida e Terror no pântano), os demais contos contam histórias onde mulheres são as principais personagens.

No primeiro conto da antologia (Despedida), acompanhamos a história de uma dupla de bandidos e o carinho de um pelo outro diante da possibilidade de uma separação da dupla.
Um dos melhores contos (Senhorita Belle Rankin) traz os mistérios que sondam a existência da senhora Rankin, que cultiva as mais bonitas camélias. O conto tem uma beleza no rumo que a história segue até um dos finais mais surpreendentes da antologia. O final dos contos é uma peculiaridade que torna os contos um pouco angustiantes e melancólicos.
"A loja do moinho" tem um fim que beira ao drama, assim como em "Se eu te esquecer". Fica a cogitação do leitor sobre o que vem a seguir, logo depois do fim. 
O conto Hilda retrata uma menina que, apontada pela diretora da escola como ladra, deixa o leitor sem esperanças, coisa muito rara nos contos do livro. Nele não há páginas onde exista esperança para o destino de alguns personagens. Muitos deles já tem o destino traçado no início da história
O conto "Mariposa no fogo", onde uma menina recebe uma visita estranha, guarda um tom de suspense até o final
Outros contos merecem destaque, como o famoso "Louise" e "Lucy", que fizeram de Truman um ótimo contista e retratam a mulher no papel condutor da histórias,


O escritor escolheu situações onde existe tensão, onde os marginalizados e os mais vulneráveis tivessem destaque. A sensação que temos é a de que algo ruim sempre irá acontecer a algum dos personagens, seja algo trágico, melancólico ou perigoso.
 
Em sua maioria, os contos mostram a visão de um escritor que tem empatia e  está em sintonia com as expectativas de um público leitor. Embora os primeiros contos tenham sido escritos numa fase ainda jovem do escritor, Capote foi um bom retratista e aqui já podemos ver as características que farão dele um dos grandes escritores americanos.

Com um prefácio de Hilton Als, crítico da "The New Yorker", e um posfácio de David Ebershoff, o responsável pela publicação em inglês, o livro está bem diagramado, com uma foto do autor quando da possível época da produção dos contos. O único parênteses na capa do livro denuncia a singularidade das histórias e do autor. Coisas necessárias nos bons livros, a Editora José Olympio inseriu não só um prefácio, mas um posfácio, notas biográficas e dados sobre o  Truman Capote Literary Trust. O papel soft-touch da capa, o contraste do black and white da capa com o verde dá à edição do livro um charme de vitrine de livraria.
Aos leitores de histórias curtas e àqueles que gostam de contos sensíveis, os primeiros contos de Capote são uma boa pedida.



Sobre o autor: Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote, foi um escritor norte-americano. Dono de uma vida tão polêmica como grandes foram suas obras, Truman foi o pai do romance de "não-ficção", tendo sido pioneiro do jornalismo literário. Sua mais conhecido trabalho, A Sangue Frio (1966), representou uma revolução nos campos do jornalismo e da literatura, tornando-se um clássico instantâneo. Sua obra tem um singular enfoque jornalístico que combina reminiscências infantis e sulistas com intrigas da alta sociedade. Morreu por causa de seu vício por álcool e barbitúricos, deixando seu último romance Súplicas atendidas (1987) inacabado.

Outras Links e Curiosidades:
 
Filme autoficcional sobre o autor:  https://filmow.com/capote-t1787/

Site sobre o autor: http://www.capotebio.com/
Textos do autor publicados na Revista New Yorker: http://www.newyorker.com/contributors/truman-capote
Entrevista do autor à Paris Review: http://www.theparisreview.org/interviews/4867/the-art-of-fiction-no-17-truman-capote 

Fontes:
Skoob / Editora Record

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar