Pular para o conteúdo principal

Um livro definitivo da Segunda Guerra Mundial

"Me senti muito lisonjeado quando disseram que este era o livro definitivo sobre a Segunda Guerra Mundial. Mas, na verdade, não é assim. Sempre haverá novos elementos. Os arquivos da Rússia são enormes e só puderam ser consultados entre 1995 e 2000, enquanto o dos japoneses não deixam pesquisadores estrangeiros consultar os seus."

Essas são as palavras do próprio autor a respeito dos elogios recebidos a respeito do seu livro A Segunda Guerra Mundial (The Second World War, Tradução de Cristina Cavalcanti, 952 páginas, Editora Record, R$ 102,90).  Beevor é um escritor exigente consigo mesmo, capaz de transformar um assunto já conhecido do público em algo quase inédito. Isso deve-se, claro, ao seu enorme prazer pela pesquisa e pelas informações. Foram mais de 30 anos dedicados à pesquisa sobre a Segunda Guerra que fizeram ele resgatar informações advindas dos arquivos russos, franceses e alemães.

A resenha vai ficar um pouco grande, mas é que o livro é tão colossal, que é difícil resumir tudo em algumas poucas linhas. E além do mais, deixamos aqui embaixo a dica para outros livros sobre esta temática.

Curiosidades, mistérios, segredos revelados e outros detalhes da Segunda Guerra Mundial com muita frequência são revelados em livros, filmes ou documentários. O que Antony Beevor faz então neste grande volume não é apenas isto. Ele ultrapassa as fronteiras históricas e nos informa coisas que até pouco tempo eram restritas ao mundo dos líderes políticos de vários países.

É meu primeiro Beevor. Naturalmente eu tenha tido um impacto positivo com a forma descritiva e narrativa do escritor. Mas nada difícil para quem conta a história da Grande Guerra com uma maestria de evocar a tragédia e conquistar o leitor logo nas primeiras páginas. Isso porque Beevor retratou muitos fatos baseados nos testemunhos dos combatentes franceses, pois seus descendentes divulgaram as cartas que eles escreviam enquanto estavam em campo de batalha. Em seu livro, Beevor dá ao leitor uma visão quase épica das batalhas do front ocidental e por outro lado a bravura dos heróis (anônimos?).

Fatos como os sacrifícios que os líderes soviéticos impuseram suas tropas na batalha de Stalingrado, onde 250 mil russos morreram ou a prática do canibalismo por parte dos japoneses são de surpreender não só o leitor, mas até o próprio autor, que se diz surpreso com tais acontecimentos. No livro, o autor fala como o nazismo nasceu no momento de Pós Primeira Guerra Mundial, com as alianças entre os países Itália e Japão e outras batalhas que se deram entre os aliados.

O autor inicia o livro narrando o breve acontecimento de um soldado coreano que se rendeu no Batalha da Normandia, em junho de 1944. A história deste soldado é importante para introduzir o leitor neste universo da Segunda Guerra, pois como ele (militar) havia sido capturado pelo exército japonês e logo depois pelos alemães nazistas, acabou (segundo o autor, por sorte) escapando das agruras da Segunda Guerra.

Importante destacar que se Beevor escolheu iniciar o livro relatando esta parte da história é porque, para ele, a guerra no lado oriental (Nanjing) entre chineses e japoneses foi um exemplo primeiro das atrocidades que viria a seguir. Para ele, esta  "guerra civil internacional" teve um caráter desencadeador de outros conflitos. É esta a visão dele.

A partir daí o livro, que é dividido em 6 capítulos, cheio de mapas e completas descrições dos acontecimentos da Guerra, vai falar dos países participantes, dos heróis, dos civis, das batalhas e da selvageria que se deu nos dias de horror. Da violência contra crianças à violência contra as mulheres, o livro tem páginas que se pudéssemos espremer, joarraria sangue por todas elas.


Trecho em que o autor fala das valas das vítimas e de como eles eram forçados a fazer isso.

Quando Beevor decide dedicar um capítulo sobre os campos de extermínio, principalmente o de Auschwitz, ele descreve os perfis monstruosos, tais como Rudolf Hoss (o inventor das câmaras de ácido cianítrico) o verdadeiro horror e monstruosidade que este agressor causou.

Já no capítulo sobre as bombas de Japão,  há a infeliz história das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki. Beevor faz questão de citar os nomes da vítimas do Holocausto e das bombas. 

Enfim, só um livro com suas 952 páginas para ser chamado de O definitivo livro sobre a Segunda Guerra Mundial. Talvez o excesso de fatos deixe um leitor desavisado meio cansado, mas estruturalmente o livro consegue ser uma enciclopédia de volume único.

É bem difícil sair das páginas desse livro sem sentir asco por alguns seres humanos capazes de executar milhões de outros. Um livro tremendamente bem escrito com alma, entusiasmo e firmeza nas colocações histórias. Um livro não tão somente para estudantes de História ou acadêmicos, mas para quem almeja compreender o horror de uma guerra que jamais poderá sair dos livros de História, muito menos de nossas memórias. A Editora Record presta um grande serviço aos leitores brasileiros ao trazer uma edição com a mesma capa inglesa, excelente tradução, fonte e diagramação. Possivelmente você, ao ler o livro, ficará com muitas imagens e acontecimentos impregnados na cabeça. É esta a intenção de todo bom livro bem escrito, como este.

Sobre o autor:
Arquivo da Galeria do site do Autor 
Antony Beevor estudou em Winchester e na Academia Militar de Sandhurst. Tornou-se oficial regular do 11º Regimento de Hussardos e deixou o exército depois de cinco anos para se tornar escritor. Publicou quatro romances e seis livros de não-ficção, entre os quais Berlim 1945 e Stalingrado. Foi vencedor dos prêmios Samuel Johnson de Não-Ficção, Wolfson de História e o Hawthornden; The Spanish Civil War; Inside the British Army; Crete - The Battle and the Resistance e Paris After the Liberation, 1944-1949, este último em parceria com a mulher, Artemis Cooper.

Outros livros do autor: O MISTÉRIO DE OLGA TCHEKOVA, BERLIM 1945: A QUEDA, A batalha pela Espanha, Dia D: a batalha pela Normandia, Stalingrado, Berlim 1945: A Queda (Vol. 1 e Vol. 2– edição de bolso)
Todos estes livros foram publicados pelo Grupo Editorial Record.

Dicas de Leitura e vídeos sobre Segunda Guerra Mundial:

____________________
Fontes:
Editora Record / Intrínseca /  Skoob
Livraria Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar