Pular para o conteúdo principal

Questionário de Proust por ele mesmo

Lá pelos idos de 1886, o então futuro escritor, na época com treze anos de idade, estava na festa da prima, Antoinette, e foi convidado a preencher um questionário. Era uma "modinha", como se diz, uma brincadeira que teve origem na Inglaterra vitoriana, e que consistia numa diversão de salão chamada “Confissões”, na qual os participantes respondiam a uma pequena lista de perguntas pessoais. Essa se tornou uma brincadeira bastante comum nos refinados salões da Belle Époque, e se tornou uma fonte de assuntos e de animações para as festas, uma forma original de entreter os convidados.

Proust respondeu ao mesmo questionário duas vezes na vida, a primeira quando era menino, aos treze anos de idade, e outra, já um rapaz de vinte anos, quando servia o exército francês. As respostas do gênio da literatura francesa tornaram o modelo de questionário tão famoso que virou uma espécie de padrão até de entrevistas jornalísticas! Hoje, o pouco que se sabe da vida pessoal de Proust foi praticamente “deduzido” dos questionários respondidos, reencontrados pelo filho da prima Antoinette, e publicados em 1924.”


Respostas do Proust aos 13 anos

O principal traço da minha personalidade: A necessidade de ser amado e, para ser mais preciso, mais a necessidade de ser acarinhado e mimado do que a necessidade de ser admirado.

A qualidade de que gosto num homem: Alguns encantos femininos.

A qualidade de que gosto numa mulher: Virtudes masculinas e a franqueza na camaradagem.

Aquilo que mais aprecio nos meus amigos: Que sejam ternurentos comigo, se a sua pessoa for suficientemente delicada para atribuir valor à sua ternura.

O meu principal defeito: Não saber, não poder «querer».

A minha ocupação preferida: Amar.

O meu ideal de felicidade: Receio que ele não seja elevado o bastante, não me atrevo a dizê-lo, tenho medo de o destruir ao verbalizá-lo.

Qual seria a minha maior infelicidade: Não ter conhecido a minha mãe e a minha avó.

Aquilo que gostaria de ser: Eu, como as pessoas que admiro gostariam que eu fosse.

País onde eu gostaria de viver: Aquele em que certas coisas que eu desejaria se realizassem como que por magia e onde a ternura seria sempre retribuída.

A cor de que mais gosto: A beleza não se encontra nas cores, mas na sua harmonia.

A flor de que mais gosto: A dela — e, depois, todas as outras.

O pássaro de que mais gosto: A andorinha.

Os meus escritores de prosa preferidos: Atualmente, Anatole France e Pierre Loti.

Os meus poetas preferidos: Baudelaire e Alfred de Vigny.

Os meus heróis na ficção: Hamlet.

As minhas heroínas preferidas na ficção: Bérénice.

Os meus compositores de eleição: Beethoven, Wagner, Schumann.

Os meus pintores preferidos: Leonardo da Vinci, Rembrandt.

Os meus heróis na vida real: M. Darlu, M. Boutroux.

As minhas heroínas na História: Cleópatra.

Os meus nomes preferidos: Só tenho um de cada vez.

Aquilo que mais detesto: As minhas piores características.

Personalidades históricas que mais desprezo: Não sou suficientemente culto.

O feito militar que mais admiro: Ter-me alistado como voluntário!

A reforma que mais estimo: [sem resposta]

O dom natural que gostaria de ter: A vontade e algum poder de sedução.

Como gostaria de morrer: Melhor do que sou, e amado.

Estado presente do meu espírito: O aborrecimento de ter pensado em mim para responder a todas estas questões.

Os erros que me inspiram mais indulgência: Aqueles que consigo compreender.

O meu lema: Receio que, se o disser, ele me traga infelicidade.

O título é do próprio Marcel Proust. 
Proust deve ter respondido a este questionário na época em que se ofereceu como voluntário, ou um pouco depois disso. (Alistado como voluntário de 15 de novembro de 1889 a 14 de novembro de 1890.)

_________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar