Pular para o conteúdo principal

Muito mais que um livro sobre pai e filhos

Resenhado pelo colaborador Osvaldo Rodrigues*


Narrativa entremeada por reflexões e histórias paternas fazem deste livro um ensaio sem tecnicidadmuito prazeroso.
________________________

Francisco Bosco em "Orfeu de Biclicleta - Um pai no século XXI", fala sobre sua experiência como pai de dois filhos pequenos, de suas indecisões, contradições e seus espantos ao exercer as funções paternas no mundo atual. Na primeira parte do livro, "Gêneros em desconstruções", ele faz um pequeno comentário sobre a modificação que ocorreu no papel social das crianças da Idade Media aos tempos de hoje, elas (meninos e meninas) são tratadas como centro da sociedade e do núcleo familiar. "Essa valorização e sentimentalizaçãoda infância é um fenômeno moderno, que, segundo historiadores , foi se consolidando a partir do século XVII na Europa e apartir do XIX nos EUA e no Brasil." explicou Bosco. No livro o autor cita vários historiadores, filósofos que falam como eram tratadas as crianças na Idade Media e como são tratadas hoje. 


Francisco Bosco também aproveita a narrativa para narrar suas experiências paternas, das modificações que aconteceram após a chegada de seus filhos, e falou sobre algo que me chamou certa atenção, logo no começo da segunda parte, onde ele fala de "filhos e crianças". Assim como muitos, não sou muito chegado a crianças, acho elas fofas e ao mesmo tempo aterrorizantes, e Bosco comenta sobre isso: 


Um dia, um amigo me disse não querer ter filhos por que não gosta de crianças. Repliquei que o argumento é ilógico. Crianças são os filhos dos outros. já os nossos filhos geram em nos esse dispositivo narcísico que nos faz necessariamente gostar deles, pois necessariamente gostamos de nos (mesmo as pessoas com baixa autoestima: afinal elas também tem autoestima)." Como meu amigo, não sou lá muito fa de crianças. gosto por ordem decrescente de envolvimento narcísico, dos meus filhos, depois dos filhos dos meus amigos, em seguida, das crianças que são amigas de meus filhos. Desconfio que são poucas pessoas no mundo as que gostam de crianças. Crianças choram no avião, cospem a comida, dizem bobagens inconvenientes. Nosso filhos (não) são diferentes
Explicou Bosco

Bom, ao longo da leitura,Bosco fala sobre outros assuntos envolvendo o desenvolvimento das crianças em geral (claro, mencionando os filhos dele). Um que chama atenção é da construção do eu. 

“O processo de construção do eu é fundado na imitação, na linguagem. O bebê copia e se identifica com os pais ou com seus cuidadores. A matriz de identificação da criança são os pais e ela depende deles para a construção psíquica. Os pais encontram um ‘eu’ que justifica sua existência e, por isso, eu acho que os filhos pequenos são hoje a maior experiência emocional que uma pessoa pode ter. Isso é narcísico e existe um investimento emocional no primeiro filho diferente do que em qualquer outro. À medida que as crianças crescem, outros ‘eus’ vão virando referência para elas e os pais deixam de ser o único espelho.”, disse.

Bosco menciona também o modulo cultural francês, que segundo ele, considera as crianças francesas como parte de uma sociedade e não o centro dela. Diferente daqui do Brasil.

Enfim, um dos livros que eu li e gostei de cara, pelo fato da escrita ser acessível, simples e ágil , (apenas as notas que deixaram a desejar apenas pelo fato de serem postas no final do livro ao invés de serem adicionadas no final da página). Outro aspecto interesssante é que o autor traz para a obra estudos como da psicanalista Maria Rita Kehl, historiadores etc. Um ótimo livro, recomendado para pais, filhos, educadores, psicólogos e aos que se aprazem com o tema paterno.

Abaixo, deixamos o vídeo do excelente programa "Sempre um papo", onde o escritor comente e discute acerca da sua obra.







Francisco Bosco é letrista e escritor, autor dos livros Alta Ajuda, Banalogias, Dorival Caymmi e Da Amizade. Filho do cantor e compositor João Bosco, é doutor em teorialiterária pela Universidade Federal dRio de Janeiro (UFRJ) e jornalista, com atuação no jornal O Globo, onde mantém uma coluna em que fala sobre cultura, política e temas da atualidade, e também escreveu para as revistas Trip e Cult.




___________________________________ .
Fontes: Site e fan page da editora Foz

Programa Sempre um papo

*Leitor e Colaborador especial do blog Papos Literários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar