Pular para o conteúdo principal

Em "Rio Negro, 50" a cultura negra é narrada com muita subjetividade

 Que tal um livro que fale da grande cultura negra de uma forma subjetiva de quem realmente sabe, e vive, a negritude na pele?

Por Juliene Lopes*

___________________


Um linchamento acontece na Central do Brasil, no dia seguinte à derrota da seleção brasileira de futebol na final da copa de 1950. É com violência que Nei Lopes inicia seu mais recente romance: Rio Negro, 50. Um romance onde a figura principal é o negro, não cabendo o título de principal a nenhum dos diversos personagens que nos são apresentados. Tampouco há uma única história. Rio Negro é formado de várias histórias, vivenciadas por personagens que se cruzam ao longo do romance.

Essa é a trama de Rio Negro, 50 (Nei Lopes, Record, 2015, 288 págimas ) novo romance de um dos sambistas vivo mais versáteis do país.


Trata-se de uma época de protagonismo de negros e mulatos da cena cultural carioca e brasileira. É nos fictícios Café Bar Rio Negro e no Arabá, que os mais diversos diálogos são travados e que conhecemos os personagens. O primeiro frequentado por jornalistas, escritores, comunistas e intelectuais e o segundo, do outro lado da avenida, com clientela constituída por sambistas, vedetes, boêmios e funcionários públicos. 


Nesta narrativa (escrita no tempo presente) podemos saber mais sobre a cultura negra e sobre a condição social do negro. O preconceito é tema constante e embora tenham passado tantos anos desde aquela época ele ainda está presente no cotidiano de nosso tempo. Em Rio Negro, 50 percebemos ele logo de cara, quando vemos a expressão "colored" utilizada para nomear os frequentadores do Arabá. Muito já foi feito e conquistado, mas o preconceito está ali, de modo velado. 

No livro, Nei tenta dar uma perspectiva geral do negro no Brasil, eles são vistos em todas as esferas sociais. Ao contrário de outros romances que lemos por aí, que prendem o negro à posições sociais subalternas, nesta narrativa o negro ocupa os mais diversos espaços: universidade, teatro, o bar, a feira, a favela, hotéis, cozinhas, boates, escolas de samba, terreiros de candomblé, rádio, televisão...

Alguns fatos importantes são citados: a morte de Getúlio Vargas, o surgimento da TV, a era de ouro da rádio, a riqueza do candomblé e as tentativas de fazê-la uma religião marginal, o crescimento e evolução das escolas de samba, a vida noturna e boêmia no Rio de Janeiro.

Recomendo Rio Negro, 50 para todos que queiram saber um pouco mais sobre a história do Brasil e do povo negro, bem como sua contribuição para o enriquecimento da cultura nacional.
.........................................
Nei Lopes, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ), é compositor de música popular e escritor. Dedicado estudioso da cultura africana, tem diversos livros e artigos publicados sobre o assunto. Renomado pesquisador, autor e intérprete de clássicos da música brasileira, Nei Lopes é autor dos romances A lua triste descamba e Mandingas da “Mulata Velha” na Cidade Nova, além de importantes obras de referência sobre a cultura afro-brasileira, como Enciclopédia da Diáspora Africana eDicionário da Antiguidade Africana. Em 2005 recebeu do governo federal a comenda da Ordem de Mérito Cultural. Em 2006 foi incluído no rol dos “100 brasileiros geniais”, em votação da revista O Globo.É autor de 20 contos e uns trocados, publicado pela Editora Record em 2006.


____________________________________________________________ .
*Resenhado pela leitora e colaboradora especial do blog Juliene Lopes

Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar