segunda-feira, 28 de julho de 2014

Uma sentada na cadeira na companhia de Clarice Lispector

Seria só mais uma obra que se junta a tantas outras para falar sobre Clarice se não fosse escrita por quem, de fato, conviveu e a conheceu bem.
________________________________


Clarice Lispector já é bem conhecida do público brasileiro, bem como do de outros países também, já que sua obra vem, nos últimos anos recebendo cada vez mais a atenção de leitores de outras nacionalidades. O casal de escritores Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna já conheciam Clarice Lispector antes mesmo de formarem o belo casal literário que é. 


O livro "Com Clarice" (Editora Unesp, Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant'Anna, 256 páginas, R$38,00), é um pequeno volume com textos acadêmicos,escritos por Affonso, mas também histórias líricas contadas por Marina. É esse intercalar de estilos textuais que quebra a monotonia que poderia sequer existir e dá ao leitor um caleidoscópio colorido com ângulos e vozes diferentes acerca da autora de A Hora da Estrela.



Trazendo um retrato fiel de quem foi amigo da escritora, Marina e Affonso mostram que Clarice era uma pessoa carente. Ficamos sabendo disso quando o casal relembra o caso em que a escritora causou, acidentalmente, um incêndio em sua residência. 

Como eles eram amigos pessoais da escritora desde os anos 60, eles possuíam um vasto material sobre Clarice. Devido a insistência daqueles que já haviam publicado algo sobre Clarice, Affonso tomou a iniciativa e, junto com Marina, selecionaram depoimentos, entrevistas e alguns ensaios e crônicas, onde falam da obra e vida da escritora.  

Mas a própria escritora de quem se fala, Clarice Lispector, tem a sua vez no livro. A entrevista e trechos de suas obras são transcritas nas páginas do livro, tornando-o mais rico e mais útil aos leitores. Affonso e Marina, segundo consta-se, foram os últimos amigos da escritora a se despedir dela no hospital.

Organizado de forma harmônica, o livro conta com três partes, sendo que cada uma delas é divida em dois capítulos, um para Affonso e outro para Marina. Somente no final do livro, quando temos o apêndice com a íntegra da entrevista, o casal vai juntar suas vozes para interrogá-la.

O livro editado pela Unesp nos coloca mais perto do coração da enigmática escritora, seus pensamentos e sua inexplicável obra. "Com Clarice", embora com 2 centenas e meia de páginas, deixa nos a impressão de que falar dela nunca cansa. O livro nos propõe uma sentada na poltrona, para quando levantarmo-nos já sabermos que mais que Lispector, o sobrenome da escritora brasileira é também Mistério.

Ainda que existam livros e mais livros a falar dessa notável escritora, nem mesmo a biografia completa feita por Moser, o mistério que foi a escritora brasileira não se acaba. Parece que quanto mais lemos sobre ela, mas sua obra fica sedenta de releituras.
Então, o que nos resta?
Lê-la, sem dúvida.

____________________________________________
Links úteis:
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/10/casal-conta-em-livro-historias-secretas-de-clarice-lispector.html
http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,um-retrato-sensivel-de-clarice-lispector-imp-,1078115

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...