Pular para o conteúdo principal

3 músicas inspiradas pela literatura

Música e literatura quase sempre estão interligadas. Hoje trago três exemplos dessa parceria.
_______________________________

1. A Canção: "Porcos (três diferentes)," Pink Floyd. 
Inspirada na Novela Animal Farm , de George Orwell, conhecida aqui no Brasil como "A Revolução dos Bichos".
Pink Floyd se sentiu tão fortemente atraído com curral de Orwell que eles assumiram que a música tem muita influência da obra de Orwell.  A primeira encarnação da famosa música do Pink Floyd apareceu em 1976 para o álbum de 1977, intitulado Animais. A música é baseada em torno da história de  "Farm Animal"  "Porcos (três diferentes)" e é sobre as pessoas na sociedade com riqueza e poder.


2. A Canção: "My Antonia", Emmylou Harris. 
Inspirada na novela My Antonia , Willa Cather.
Não é de certo modo surpreendente que Emmylou Harris é fã de Willa Cather. Escrito a partir da perspectiva de Jim, o homem que amava a personagem-título de Cather em My Antonia, a canção foi realmente composto vários anos antes de seu lançamento em 2000 do álbum Red Dirt Garota . "Um dia eu tive a idéia de torná-lo uma conversa e a música parecia fluir. Bem, então eu tinha que escolher um "homem levando. Eu tinha acabado de fazer um show com Dave Matthews e eu amava o jeito que soou juntos. E ele fez um trabalho simplesmente lindo. "


3. A Canção: "Whip It", Devo 
Baseada na novela Arco-íris da Gravidade, de Thomas Pynchon.
De acordo com o Devo cantor / baixista / sintetizador jogador Jerry Casale:

"'Whip It', como muitas canções Devo, teve uma longa gestação, um longo processo. As letras foram escritas por mim, como uma imitação de paródias de Thomas Pynchon, em seu livro Arco-Íris da Gravidade. Ele havia parodiado versinhos e poemas de uma espécie de todo- americano, obsessivo, culto das idéias de personalidade como Horatio Alger. Eu pensei, 'Eu gostaria de fazer um como Thomas Pynchon ', então eu escrevi' Whip It em uma noite. "

________________________________________

Playlist: Other Lives - Take Us Alive

Fonte: Mentalfloss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar