Pular para o conteúdo principal

Papo Rápido sobre as últimas do mundo literário


Tempo corrido. Mas dá para ler algumas novidades curtas do mundo literário. Então vamos lá!  
Bafo: Quem diria! Marcus Zusak, autor do best-seller “A Menina que Roubava Livros” (Intrínseca), não ficou feliz com a publicação em novembro, pela Bertrand Brasil, de seu romance “O Azarão”. “É desapontador ter assinado para meus dois primeiros livros [‘O Azarão’ e ‘Bons de Briga’, que sai em breve pela Bertrand] um contrato que não me dava o direito de interferir em quem os publicaria em outros países. Eu me culpo por ter sido jovem e ter ficado feliz por ser editado”, disse à Folha.

Oscar 1: O premiado filme "Argo" foi baseado no livro homônimo (intrínseca). Mas afinal, o que é verdade e o que é mentira? O site da BBC esclarece tudo. Veja aqui.

Morte: E em uma declaração que não foi tão surpreendente, mas foi afirmativa, J. K. Rowling disse ser "obcecada pela morte". Isso mesmo! Ao falar sobre o seu novo romance, que aqui no Brasil ganhou o título de Morte Súbita, a autora ainda falou que chorou muito ao encerrar a saga do Harry Potter. 

Pirataria: No mundo das adaptações, a série Game Of Thrones foi a mais pirateada do ano de 2012.

Importação - exportação: O Brasil importou tradutores para levarem a seus países nativos obras brasileiras. Quinze tradutores traduzirão 14 obras brasileiras para seus idiomas nativos. São elas: Cartas de um sedutor, de Hilda Hilst; A mulher dos sonhos, de Aleilton Fonseca; Agosto, de Rubem Fonseca; A vida como ela é, de Nelson Rodrigues; O Diário da Queda, de Michel Laub; Lotte & Zweig, de Deonísio da Silva; Antologia de Poesia Brasileira Vol. 1 (vários autores); Dom Casmurro, de Machado de Assis; Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre; Fogo Morto, de José Lins do Rego; O Arquipélago, de Érico Veríssimo; Os Espiões, de Luís Fernando Veríssimo; A Obscena Senhora D., de Hilda Hilst; A guerra dos bastardos, de Ana Paula.

Envenenado: Morto em 1973, ainda Pablo Neruda ainda causa dúvida quanto a causa de sua morte. A justiça chilena ordenou a exumação de seu corpo. Enquanto a família afirma que ele morreu vítima de câncer, a justiça chilena suspeita que o prêmio nobel foi envenenado! Pasmem! A data da exumação ainda não foi marcada.

Papado: Com a renúncia do papa e a escolha do seu sucessor, tem aumentado a procura por títulos relacionados ao assunto. Constata a livraria Cultura. O mesmo acontece com Oz e outros títulos que originaram as adaptações vencedoras do Oscar.

_______________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar