Pular para o conteúdo principal

Enfim uma antologia digna do meu Pessoa


O poeta português recebe uma primorosa edição com os seus principais poemas

____________________________________________

Sempre que as pessoas me perguntavam ou pediam uma sugestão para começarem a ler a obra do Fernando Pessoa, eu ficava mais pra lá do que pra cá.
Tenho uma razão óbvia. Para não correr o risco de entregar nas mãos de um leitor principiante uma obra monumental, que é a obra do Pessoa, eu sempre hesito antes de indicar um livro dele para quem quer ingressar em sua extensa obra.
Às vezes eu indicava aquele tomo da Editora Nova Fronteira, outras eu apontava as edições da Martin Claret. Mas muitas vezes eu ficava com peso na consciência, pois tais publicações deixam falhas no leitor iniciante. 

Até que me cai nas mãos o livro Fernando Pessoa - Antologia Poética (Editora Casa da Palavra, Organização de Cleonice Berardinelli, 2012, 1ª Edição, 336 páginas, R$ 42,90).
Além de ser uma estudiosa especializada na obra do Pessoa, Cleonice, a organizadora da antologia, é rigorosa e perfeccionista. Ela foi atrás de originais, fez correções em poemas que são conhecidos por aí que são publicados erroneamente.
A pluralização do poeta português é destacada pela organizadora a começar pela forma como ela dividiu o livro. Primeiro encontramos os poemas do próprio e verdadeiro Pessoa. Em seguida,  dos seus principais heterônimos, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Depois há alguns ensaios escolhidos pela Cleonice.

Toda vez que eu pego uma antologia de Fernando Pessoa, grande fã que sou dele, eu folheio o livro procurando imediatamente por dois poemas: "Tabacaria" e "Lisboa Revisitada".
Se o livro os tiver, eu indico. Caso não os tenha, eu repudio.
Pois Cleonice Berardinele não falhou comigo nem com tantos outros fãs leitores do Pessoa.

Na parte dedicada ao "Pessoa por ele mesmo", temos o famoso "Autopsicografia", "Hora Absurda" e "Gomes Leal".
Em "Poemas de Alberto Caeiro" não poderia faltar "O Guardador de Rebanhos", assim como "O Pastor Amoroso".
Já em "Odes de Ricardo Reis" temos as principais Odes, incluindo "O sono é bom pois despertamos dele" e "Só esta liberdade nos concedem...", dentre tantos outros.

E é mais precisamente em "Poemas de Álvaro de Campos" que eu me esbaldo, literalmente. É nesta parte que eu encontro o que considero o melhor heterônimo do "Pessoinha".
Impossível não sentir o lirismo exacerbado no enooorme "Tabacaria", onde versos intensos nos revelam a genialidade ao escrever versos tais como:


"Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro."


É também neste mesmo poema que ele confessa: 


"Vivi, estudei, amei e até cri, 
E hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu."

Ainda de Álvaro de Campos há "Lisbon Revisited", com seus versos que destilam repulsa: 

"Vão para o diabo sem mim.
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?
Não me peguem no braço!
Não gosto que me peguem no braço"

(...)
Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!"


Depois da divisão temos alguns poemas que compõem a obra prima "Mensagem" concluindo com oito ensaios sobre o poeta.
A seleção engloba quase 20 anos de produção poética de Fernando Pessoa e promove o encontro entre encontro entre uma das maiores autoridades em literatura portuguesa no Brasil, a professora e escritora Cloenice Berardinelli, e um dos maiores poetas de nossa língua.
Quem sempre sai ganhado é o leitor, que tem nas mãos uma edição primorosa feita pela Casa da Palavra. Uma antologia, enfim,  digna de ser indicada.


_____________________________________
Sobre a Organizadora:
Cleonice Serôa da Motta Berardinelli nasceu no Rio de Janeiro, em 1916. Formada em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (USP), Cleonice é atualmente professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Uma das maiores autoridades em literatura portuguesa do Brasil e pioneira no estudo de Fernando Pessoa (sua dissertação sobre o poeta, defendida em 1959, foi a segunda do mundo), Cleonice destaca-se também por suas publicações sobre Luís de Camões e Gil Vicente. É autora, dentre outras obras, de: Estudos camonianos (1973); Obra em prosa: Fernando Pessoa (1974); Estudos de Literatura Portuguesa (1985); Álvaro de Campos – A passagem das horas (1988); Poemas de Álvaro de Campos (1990) eFernando Pessoa: outra vez te revejo... (2004). Em 2009, Cleonice Berardinelli foi eleita imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Comentários

  1. Eu perdi este livro na semana passada, enfim vou ter comprar outro, realmente muito bom.

    Gostaria de abusar do seu espaço e divulgar minha peça que esntrará em cartaz no dia 03/05. Se me permite:

    O Banqueiro Anarquista de Fernando Pessoa.

    Teatro Café Pequeno
    Avenida Ataulfo de Paiva, 269
    Leblon - Telefone(s): (21) 2294-4480
    Sextas Sábado e Domingos - as 20:30 - até o dia 19/05

    Sinopse: O banqueiro, retratado por Pessoa, considera toda sua vida um exemplo do verdadeiro anarquismo. O Texto descreve como ele, desde jovem, lida e resolve dúvidas e contradições até chegar “à técnica do anarquismo”.

    Ingresso:
    40,00 inteira.
    20,00 Meia.
    15,00 Amigo.

    Para ser amigo basta divulgar com gosto, a filipeta vitual encontra-se no facebook de Fernando Lopes Lima, compartilhe, convite os amigos e deixe uma mensagem para mim. Abraços

    Se tiver alguma ideia de promoção entre em contato. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar