Pular para o conteúdo principal

A nudez do Pink Floyd por seu baterista Nick Mason


Inside Out é um olhar de quem realmente viveu a banda, é um olhar profundo e intrínseco do dono das baquetas de uma das bandas mais rentáveis da história do rock
_________________________________________

O livro já foi publicado em países como Rússia, República Tcheca, Estados Unidos, Espanha, França, Hungria, Bulgária, Itália, Alemanha e Polônia.
Aqui no Brasil, a publicação do livro coube à Editora Escritura, que não deixou a desejar aos fãs da banda.

A história é contada por Nick Mason, o baterista da banda e que possui toda a autoridade e legitimidade para escrever sobre ela, já que ele é o único a ter participado de todas as formações da mesma. Para os pinkfloydmaníacos, o livro Inside Out,  narra a saga do grupo desde o seu primórdio nos idos de 1965, em Cambridge.

A biografia tem início contando o encontro do baterista com aquele que seria o baixista da banda, ainda na faculdade de arquitetura de Londres e percorre mais de duas décadas de história transpassando pelo sucesso dos melhores álbuns, pelos anos de euforia dos seus fãs, das polêmicas e claro, os bastidores de uma das melhores bandas de rock.
A primeira edição do livro  Inside Out: A verdadeira história do PINK FLOYD (Editora Escrituras, 1ª Edição, 2012, Tradução de Alan Lanke, 464 páginas, R$ 54,00),assim mesmo, em caixa alta, foi lançada em 2004, lá no exterior. No entanto, com o sucesso da obra, Mason obrigou-se a produzir um posfácio para as edições futuras, já que a banda realizaria o Live Aid8, em 2005.

Nick Manson pode ser equivocadamente confundido com um escritor. Não é para menos. O texto do livro é refinado, preenchido de ironias inteligentes e reflexões acerca da banda. Como um típico inglês, o baterista é enigmático, comedido e senhor de um humor sutil e sagaz. Como sugere o título ("De dentro para fora"), a versão contada pelo dono das baquetas do Pink é uma variante acentuada dos principais fatos da banda.

As mais de 400 páginas do livro são pintadas por tinta forte junto à 150 imagens que contam a trajetória da banda. Mas há que se fazer uma observação, Inside Out não é um livro de imagens! As fotografias são do arquivo pessoal do autor e servem como uma base para roteirizar a leitura, seja de um velho fã da banda ou até mesmo para quem não conhece nada, ou quase nada, sobre ela. Mas a leitura flui melhor para aqueles que já possuem pressupostos, pois uma trilha sonora encrustada em nossa mente vai tocando enquanto manuseamos as páginas do livro. Além de um livro de palavras e imagens, é um livro musical!

São muitas histórias contadas, há algumas já conhecidas do público assíduo do rock. Entretanto, Mason procura dar um olhar particular e revelar situações enfrentadas pela equipe na produção de álbuns e shows, por exemplo. O livro também desmitifica a imagem que todo 'batera' é um 'porra louco' movido a álcool, drogas, sexo e violência. Embora haja relatos com estes episódios, Mason não dá margens à fofocas. Pois não é este o objetivo do livro.
Até mesmo quando ele narra a conflituosa relação com Syd Barret, o baterista não desafina o coro, contando com um certo cinismo e mágoa.
Entre outros destaques do livro, está a história do sucesso exponencial do disco The dark side of the moon, um dos mais vendidos da história. Conta ainda a crise existencial que a banda enfrentou após o lançamento de The Dark..., e que quase levou ao declínio do grupo. Ficamos sabendo também de alguns fatos da vida privada dos componentes, principalmente de Mason. Ele conta também a volta aos estúdios Abbey Road, a construção de famílias que alguns membros já possuía.
Ao fim do livro, temos uma cronologia organizada pessoalmente por Mason, onde ele destaca os principais fatos históricos que marcaram seus mais de 40 anos de carreira.
Inside Out é uma excelente obra de rock para se ter na estante. Não só pelo conteúdo, mas pelo mérito do ineditismo das imagens, entrevistas e narrações de Mason.


Opinião Alheia:
“Mason poderia muito bem ter trilhado uma carreira como escritor. Tem um estilo comedido e organizado que leva com objetividade e sagacidade… Ele escreve com a calma autoridade de alguém que esteve de fato presente à época… Uma das melhores histórias do panteão do rock.” 
(David Sinclair, The Guardian)

Pink Floyd -- The Story of "Wish You Were Here" (trailer)




____________________________________
SOBRE O AUTOR:
Nick Mason nasceu em Birminghan em 1944. Ele é – naturalmente – mais conhecido como o baterista do Pink Floyd. Quando não está atrás da bateria, outra paixão de Nick são as corridas de carro. Ele correu de forma intensa tanto com carros antigos quanto contemporâneos e competiu em cinco corridas Le Mans 24 horas. Em 1998, ele escreveu, com Mark Hales, Into the Red, uma celebração de 21 carros de sua coleção entre os quais modelos esportivos clássicos e de corridas (O livro, atualizado e ampliado, foi republicado como Passion for Speed em 2010). Nick tem escrito para uma ampla variedade de publicações incluindo The S unday Times, The Independent, Time, Tatler, GQ, Autosport, Classic Cars, Red Line, Octane e Cars for the Connoisseur.

Comentários

  1. Com certeza é um livro interessantíssimo, principalmente para os que curtem a bando.
    Beijos,

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Thiago Felício arrasa sempre! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Não faz meu estilo de leitura, mas para os fãs da banda deve ser bem interessante :)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar