terça-feira, 23 de outubro de 2012

Procura-se um irmão nas tempestades do mundo...

O que você faria para ajudar o seu irmão?
________________________________
De repente seu irmão gêmeo, que sofre de bipolaridade, desaparece pelo mundo, pois recusa-se a fazer tratamentos para controlar a sua doença. O que você faria? Até que ponto você chegaria para encontrá-lo?
Karena acompanhou desde pequena todas as crises do seu irmão gêmeo Charlie. Mas em um dia de tempestade, Charlie desaparece...
Este é o tema proposto pela escritora Jenna Blum no livro Os Caçadores de Tempestade (Casa da Palavra, 320 págs., R$ 44,90).

Já com 38 anos de idade e 20 anos sem ver o querido irmão, Karena só tem um desejo: reencontrar seu irmão, seja como e onde for. Ela oculta a todo o custo os fatos desenrolados no seu passado. Poucas pessoas conhecem seu mundo familiar, que inclui a manifestação de uma doença psíquica no seu irmão. No seu aniversário este seria o melhor presente. E eis que surpreendentemente o telefone toca dando notícias de seu irmão desaparecido, Charlie.
A primeira parte do romance, que é dividido em três, narra a procura de Karena pelo seu mano. Sabendo que seu irmão adora tempestades, Karena junta-se a uma equipe de caçadores de tempestade e com o incentivo do seu chefe vai empreender uma de suas maiores missões da vida. O apoio da equipe daquelas pessoas que saem "caçando" tempestades como diversão vai propiciar a Karena experiências e momentos marcantes, como por exemplo a vez em que ela vê na câmera de Marla um vídeo em que o irmãozinho aparece fazendo gracinhas. Esse vídeo é apenas o ponto de partida para a localização de Charlie.

Na segunda parte ocorre um flash back e encontramos  Karena na comemoração do seu aniversário de 18 anos. Percebemos o quanto ela é uma moça e filha dedicada e amorosa para com o irmão, seu oposto, violento e agressivo para com alguns familiares e objetos. No dia do aniversário, Charlie pega o carro e diz que vai procurar tempestades. Karena, como boa irmã, tenta impedir, porém, não consegue e resolve adentrar no automóvel com ele também. Nesta loucura de procurar tempestades acontece o óbvio e Charlie é internado e dopado de remédios. Karena vai visitá-lo com frequência, mas carrega o peso da culpa por deixar o irmão internado na clínica psiquiátrica. A última vez que Karena viu Charlie foi quando ele pediu que ela lhe trouxesse seus cadernos de registro.

Pulando já para o ano de 2008, aos 38 anos, iniciamos a terceira parte assistindo a evolução de Charlie que é levado para o apartamento de Karena. Segundo o próprio irmão, ele estava são e com a doença controlada, mesmo não tomando medicamentos. No entanto, Karena que muito tentou esconder a doença do irmão sofre com a possibilidade dele vir a piorar e precisa protegê-lo. Mas será mesmo que o irmão está fora de perigo? Será que ele não irá mais apresentar crises de bipolaridade e perturbar a ordem da sua família e principalmente a rotina da sua irmã?

Os caçadores de tempestade é um livro que desvenda pouco a pouco detalhes da vida dos personagens protagonistas, instigando o leitor a devorar as páginas e até mesmo pesquisar sobre a doença. Trata-se de um romance complexo e simples ao mesmo tempo. Complexo pelo tratamento do tema e na maneira como ele aborda a bipolaridade.
O que é normal para a sociedade atual? Até que ponto a bipolaridade pode prejudicar uma pessoa?
Tudo isso é narrado de forma simples pela Jenna Blum, uma autora muito sensível que consegue captar nos dramas sociais da atualidade detalhes dramáticos e transporta para seus romances temas que consegue emocionar o leitor, seja na Guerra, como ela fez em "Aqueles que nos salvaram", seja uma doença psíquica, como neste presente romance. Os caçadores de tempestade é mais que uma metáfora para aqueles que resolutos e determinados em procurar alguém ou alguma coisa que muito se ama são capazes de enfrentar as tempestades do mundo para alcançar a felicidade, que nem sempre pode ser conseguida sem sofrimento, como no caso dos irmãos gêmeos...
É aguardar para ver qual será o próximo tema sensível da futura obra de Jenna.

Um comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...