Pular para o conteúdo principal

Registro 0002 - Uma vida para livros e por livros!

Bem, como foi prometido no Registro 0001, a partir de então, iremos postar aqui histórias de leitores e até de escritores brasileiros que quiserem compartilhar uma aventura, uma narrativa ou algo do tipo. A primeira leitora que vem dar seu depoimento a público é Marielle, leitora assídua e voraz.
Confira.
________________________________________

Soprinho foi um livro surrupiado da biblioteca da faculdade da minha mãe por minha mãos magrelas e juvenis. Eu tinha uma fome que despontava aquiescente por livros quando já era pequena, e por isso não tenho vergonha de confessar meu crime já na primeira linha do enredo. Foi como roubar um coração, ou um beijo. Agora aquele livro maravilhoso me pertencia, e eu a ele. Podia ler e reler várias vezes. Mesmo sendo um livro infantil, poderia devorá-lo hoje, novamente. Como uma sobremesa maravilhosa, daquelas que a gente não esquece nunca o gosto e nem o cheiro de baunilha fresca.

Aprendi ler aos 3, 4 anos de idade. Minha mãe nem sabia que já estava me dando o melhor presente do mundo – saber ler. Na escola, vivia pegando os livros de Língua Portuguesa, Gramática e Literatura pra ler aqueles textos que servem de base pra entrar num capítulo novo... E quando a professora pedia pra ler em voz alta, meu timbre esganiçado saía a toda, tipo 100.000 km por hora. Eu já sabia todos os textos de cor e salteado. E a turma ficava meio zonza tentando me acompanhar na leitura, o que fazia com que a “tia” não me deixasse ultrapassar dois parágrafos. Para a minha tristeza.

Aos sete anos de idade mais ou menos, decidi que queria ser escritora. Não que isso realmente tenha acontecido, mas eu escrevi um monte de histórias e ainda as ilustrava. Pegava as folhas de papel que haviam sido preenchidas com palavrinhas (letras cheias de garrancho) e as grampeava, como que num formato de livro. Vivia chamando minha mãe pra me levar numa editora. Infelizmente não veio a calhar, minha mãe nunca me levou. Mas o que importa é que as palavras deram esperança a uma Marielle pirralha, com muitas ideias desvairadas e criativas.


Alguns livros da Dona deste Registro
O amor pela leitura me acompanhou pela adolescência também. Na época, eu era o que hoje as pessoas chamam de “geek”. Meus amigos, que não eram muitos, estavam lá fazendo qualquer coisa para se distrair num intervalo da escola, e eu na fila da biblioteca. Quase toda vez lia um livro por dia. As pessoas não acreditavam... Mas a verdade é que eu acabei lendo tanto, que realmente lia muito rápido.

Foi numa ida sem propósito a um sebo que me apaixonei perdidamente por Anne Frank e assuntos do gênero. Não sei dizer quantos livros sobre o holocausto eu já li. Todos nós temos alguma coisa para nos perturbar a essência da alma ou aguçar a curiosidade. Desde então, assuntos meio que políticos as vezes me capturam. George Orwell então obteve seu espaço. Depois de velha comecei a gostar mais e mais de romances. Todos nós temos nossas fases, e todas as fases podem ser acompanhadas por estilos diferentes.
Essa sou eu, cresci bem a esse modo brega de ser maluca por livros e livrarias. De ir no Shopping Center e se preocupar com novidades das obras de literatura e não com maquiagens, como muita gente da minha idade faz. Uma certa birutice. Uma certa vida sem par. Uma leitora meiga e sozinha. Uma leitora que faz do livro seu ar.

_________________________________________

Sem dúvida um relato emocionante, singelo e simples.
Valeu Maryelle!

No próximo Registro deste Projeto, teremos o relato de um escritor brasileiro que escreveu ao blog. Aguarde!
Leitor, envie também o seu depoimento para o Papos Literários. Com certeza você tem uma história pra contar! 

:)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

Tatuagem Literária: O eterno registro de amor às Letras

A loucura pelo mundo literários existe. Vontade eu tenho de tatuar um verso em latim do poeta Dante Alighiere em meus braços, mas pelo conservadorismo de minha família, ainda não a fiz. Trago aqui pra você conferir 30 tatuagens relacionadas à literatura. ________________________________________________________________ Don Quijote de La Mancha – Miguel de Cervantes: George Orwell  – 1984 (“[...] para um tempo em que a verdade existe e o que está feito não pode ser desfeito”)     Fahrenheit 451 – Ray Bradbury Roberto Bolaño (para ler o poema do qual o verso foi retirado, clique  aqui ) Cem anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez   Fiodor Dostoiévski Douglas Adams  - O guia do mochileiro das galáxias   Edgar Allan Poe em trechos do poema "A dream within a dream"  Emília - Personagem de Monteiro Lobato Fernando Pessoa  - autor de "Mensagem " Trecho do poema " Sem razão em Parati" de Ferreira Gullar    Fernando Pesso