terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Literatura em selos

Um post dedicado aos amantes de selos, ou melhor, aos filatelistas.

Os personagens de Nárnia e Harry Potter foram os homenageados pelo serviço de correios da Grã Betanha. Dentre os principais destaques estão Lord Voldemort e Dumbledore, da série Harry Potter, e Aslan e a Feiticeira Branca, das Crônicas de Nárnia. Além de Harry Potter e Crônicas de Nárnia, personagens das Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell, e da série Discworld, criada pelo escritor inglês Terry Pratchett, também fazem parte da coleção de selos.



Brasil e Portugal, numa emissão conjunta, homenagearam os poetas Cruz e Sousa e Fernando Pessoa. 

 O personagem menino-maluquinho, criado por Ziraldo, também já foi estampado nos selos. 
Veja outros escritores que foram homenageados em selos.
Rachel de Queiroz e Ivo Andric

Jorge Amado
Cecília Meireles






Fernando Pessoa
Joseph Conrad

Goethe
Os americanos, por sua vez, resolveram homenagear alguns dos seus maiores poetas do século XX.

Ao fechar este post, vi no site da Revista Cofi a notícia de que Gibraltar está lançando os selos do bicentenário de Charles Dickens. Em junho, o aniversário do escritor foi celebrada pelo Correio Real Britânico em sextilha com alguns dos seus mais célebres personagens.

Aproveitando a postagem, deixo aqui algumas orientações para quem é filatelista.
Saint Exupérry
A mania de colecionar selos é uma das mais antigas e clássicas do mundo.

Deixo aqui as dicas:
Na hora de decidir como você vai montar sua coleção de selos, é preciso criatividade para pensar como ela será desenvolvida. Você pode escolher o tema que mais gostar: esportes, artes, cidadania, ecologia, personalidades, meios de transporte, aviação, fatos históricos, educação, entre outros, e ilustrar a coleção com selos do Brasil e de outros países. 

Existem algumas dicas que são importantes pra quem coleciona selos:

1.
Não pegue os selos com as mãos. Use sempre uma pinça. Guarde-os com todo cuidado, pois são peças valiosas para sua coleção.
2.
Nunca arranque um selo usado do envelope. Encha uma vasilha com água até a metade e coloque os pedaços de envelope com selos de cabeça para baixo. Em alguns minutos, os selos começarão a desgrudar dos envelopes. Vá retirando-os com a pinça, um a um, e colocando-os com a face virada para baixo, em cima de uma folha de jornal, para que sequem.
3.
Depois de secos, pegue um a um e verifique se os picotes estão perfeitos. Os selos não podem estar rasgados ou cortados, nem raspados no verso.Separe os estragados daqueles que estão em perfeito estado.
4.
Se o selo for auto-adesivo, ele deve ser recortado do envelope com uma margem de segurança, para não correr o risco de estragar.
5.
Ao destacar um selo, cuidado para não estragar os picotes.
6.
Para guardá-los, adquira um álbum próprio, chamado de classificador, numa loja de comércio filatélico.
7.
Não cole os selos em cadernos ou em outro material. Adquira os suportes adequados (hawid) nas lojas de comerciantes filatélicos.
8.
Procure saber como outros colecionadores cuidam de suas coleções e como fazem para obter ou comprar selos diferentes, às vezes raros.Associe-se a um clube filatélico, para manter contato com outros colecionadores. Veja a relação de clubes em: Clubes Filatélicos.

















































































Um abraço enorme aos colecionadores de selos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...