Pular para o conteúdo principal

Dicas de leitura para o Décimo Mês do Ano 2012 da Era Moderna

Inverno do Mundo é pra mim um dos mais aguardados livros de 2012.

Inverno do Mundo - Trilogia O Século - Livro 02 - Ken Follett
Editora Arqueiro
Inverno do mundo' retoma a história do ponto exato em que termina o primeiro livro. As cinco famílias - americana, alemã, russa, inglesa e galesa - que tiveram seus destinos entrelaçados no alvorecer do século XX embarcam agora no turbilhão social, político e econômico que começa com a ascensão do Terceiro Reich. A nova geração terá de enfrentar o drama da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, culminando com a explosão das bombas atômicas. A vida de Carla von Ulrich, filha de pai alemão e mãe inglesa, sofre uma reviravolta com a subida dos nazistas ao poder, o que a leva a cometer um ato de extrema coragem. Woody e Chuck Dewar, dois irmãos americanos cada qual com seu segredo, seguem caminhos distintos que levam a eventos decisivos - um em Washington, o outro nas selvas sangrentas do Pacífico. Em meio ao horror da Guerra Civil Espanhola, o universitário inglês Lloyd Williams descobre que tanto o comunismo quanto o fascismo têm de ser combatidos com o mesmo fervor. A jovem e ambiciosa americana Daisy Peshkov só se preocupa com status e popularidade até a guerra transformar sua vida mais de uma vez. Enquanto isso, na URSS, seu primo Volodya consegue um cargo na inteligência do Exército Vermelho que irá afetar não apenas o conflito em curso, como também o que está por vir.
____________________________________________
 

O Grande Milagre
Selo:
Prumo leia
Autor: Tom Rose 

Em outubro de 1988, um pescador viu três baleias presas sob o gelo do Círculo Ártico, em um vilarejo isolado do Alasca. à medida que o gelo se fechava, as duas baleias jovens cuidavam do filhote enfraquecido, trabalhando juntas para manter o pequeno buraco de ar aberto. Uma visão comovente que, filmada por um jornalista da rede de televisão local, rapidamente tomou proporções globais. Enquanto os habitantes da cidade encontravam meios de lucrar com os visitantes vindos de todo o mundo, uma ativista do Greepeace lutou para montar uma extraordinária operações de resgate que uniria até os militares dos EUA e da União Sovética no esforço para salvar as baleias. Baseada em fatos verídicos, a história de Tom Rose deu origem ao filme O grande milagre, lançamento de março de 2012 da Universal Pictures, com Drew Barrymore, Dermot Mulroney e John Krasinski no elenco.
 _____________________________________________


Rubáiyát
Khayyám, Omar
Editora Unesp

Sinopse: A eterna universalidade dos temas presentes no clássico Rubáiyáté a razão mais importante da necessidade de retraduzi-lo em qualquer época ou idioma, nas palavras do tradutor desta versão, Luiz Antônio de Figueiredo. Ele alude ao fato de a obra, escrita na Pérsia medieval, tratar do enigma da Existência e da impossibilidade humana de decifrá-lo, além dos mistérios da natureza, como o eterno retorno da lua e das estações do ano, a delicadeza da rosa, a videira – fonte do vinho e da alegria –, o amor, a arte.
São “pilares temáticos” com valor hedonístico, mas trágico: remetem ao prazer e à precariedade da vida humana, sem esperança alguma de eternidade ou redenção. “Bebe! Porque não sabes de Onde vens nem Como. Bebe! Nem Onde irás, ou Por que vais embora”, escreveu, por exemplo, o poeta, que também foi matemático e astrônomo.
Esta tradução parte da versão inglesa de Edward FitzGerald (1809-1883), feita diretamente do persa, especificamente a quarta edição (London: Bernard Quaritch, 1879), que contém 101 rubáis. Esta palavra persa significa “quadra”, quando o primeiro verso rima com o segundo e o quarto, sendo o terceiro branco - Figueiredo optou aqui pelo verso alexandrino, de 12 sílabas.
Para se aproximar o mais possível do sentido original do poema, escrito em persa antigo, o tradutor, ainda cotejou, comparou e atualizou, num trabalho de vários anos, versões clássicas do poema editadas em português, francês e espanhol. O livro inclui um resumo da história e da trajetória de Rubáiyát no Brasil, além de comentários das principais traduções anteriores, bibliografia básica e iconografia.
 __________________________________________________
 As pontes de Königsberg - David Toscana

Editora Casa da Palavra
Sinopse:  Reunindo referências históricas, imaginação e mistério, o premiado escritor mexicano David Toscana produziu seu mais novo romance. Com personagens que viajam através do tempo, descrições eletrizantes sobre a Segunda Guerra Mundial e o enigmático sumiço de seis meninas, Toscana une fantasia e realismo em uma narrativa surpreendente.
O paralelo entre a cidade mexicana de Monterrey e a antiga cidade prussiana de Königsberg – conhecida pelo mistério matemático a cerca de suas sete pontes, é o pano de fundo de um enredo cativante, onde a imaginação transpõe tempos e subverte geografias.
Para os amantes de ficção, este livro é um prato cheio. Imprevisível, inusitado e irreverente, nos leva a uma viagem quase surrealista, ao mesmo tempo em que suscita reflexões profundas sobre o mundo real.
 __________________________________________________
 Contos de Horror - Histórias para (não) ler à noite

Editora Farol Literário
Sinopse: muito tempo que histórias de horror fascinam a humanidade. Zumbis, espectros, lobisomens, vampiros, personagens que hoje fazem sucesso em livros e cinemas modernos permeavam a literatura desde o século XVIII , com mais vigor no século XIX, sobretudo na corrente literária denominada Romantismo. Para esta antologia, apresentamos contos de autores consagrados, como Dickens, Poe e Conan Doyle, assim como Mary Cholmondeley e Mary E. Braddon, autoras respeitadas e de sucesso em sua época. As traduções são acompanhadas de notas explicativas, que direcionam o leitor pela cultura da época, dando um panorama desse gênero clássico que ainda tanto aterroriza
________________________________________________________
1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer 
Steven Jay Schneider
Editora Sextante
Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos. Mais de 50 críticos consagrados selecionaram 1001 filmes imperdíveis e os reuniram neste guia de referência para todos os apaixonados pela sétima arte.
Ilustrado com centenas de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, o livro traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros - de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem ficção científica. Organizado por ordem cronológica, este livro pode ser usado para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico ou apenas para escolher o que ver hoje à noite. Traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos, "1001 filmes para ver antes de morrer" inclui obras de mais de 30 países e revela o que há de melhor no cinema de todos os tempos.


 Trago também uma importante notícia da competente editora Arquipélago Editorial, que com suas publicações de qualidade recebeu 3 indicações ao Prêmio Jabuti.







































































Arquipélago emplaca três finalistas no Prêmio Jabuti 2012

Conheça os títulos que estão entre 

os melhores do ano em suas categorias





NÓS PASSAREMOS
EM BRANCO

Luís Henrique Pellanda

Finalista na categoria
Conto e Crônica











ENTRETANTO, FOI ASSIM
QUE ACONTECEU

Christian Carvalho Cruz

Finalista na categoria
Reportagem






FILOSOFIA MÍNIMA
Luís Augusto Fischer

Finalista na categoria
Educação

Compre agora pela nossa loja virtual.




Av. Getúlio Vargas, 901/506
Porto Alegre | RS | CEP 90150-003
Telefone: (51) 3012-6975


A Editora Autêntica também tem 3 obras finalistas no Prêmio Jabuti 2012:




 Agora não reclama, há muito o que ler neste mês de Outubro.
Boa leitura!
:)

Fonte: Sites das Editoras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar