segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Literatura e Esporte, a propósito das Olimpíadas de Londres

Literatura e Esporte também fazem um belo par no mundo da ficção. Confira a lista de 6 livros essenciais para quem tem paixão pelo mundo desportivo e pelo universo fictício.

1 - Futebol ao sol e à sombra - Eduardo Galeano
Editora L&PM

Acima do futebol está a lenda. Uma estranha magia se impõe ao esporte. E o jogo se transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias. Exaltado pelas multidões, criou em seu lado sombrio um mundo à parte, onde envolve poderosíssimos interesses políticos e financeiros.
Mas nada se sobrepõe ao encanto desta "festa pagã". Para captar este fascinante universo de perdas e conquistas, Eduardo Galeano penetrou nas profundezas da história e das histórias que se passam dentro e fora das quatro linhas. Construiu este livro como um verdadeiro monumento à paixão. Através de sua prosa consagrada, tudo tem sabor. Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, Obdúlio Varella – o carrasco uruguaio de 1950 –, o aranha negra Yachin, Leônidas, Platini, Domingos da Guia, Friedenreich e muitos outros craques são mostrados nos seus momentos de esplendor e desgraça.
Ágil, emotivo, este livro flui prazerosamente. Não é preciso ser um apaixonado da bola para apreciar esta saga. Basta se apreciar a grande literatura.

2 - Saber Perder - David Trueba
Editora Rocco

Sylvia, uma adolescente típica, completa 16 anos e resolve fazer uma falsa festa de aniversário, em que tem interesse em receber apenas um convidado; Lorenzo, pai da menina, é um homem separado que precisa superar o abandono de sua mulher e o fracasso no trabalho; Leandro, avô de Sylvia, está naquela idade em que se perde mais do que ganha; Ariel Burano é um jovem e promissor jogador de futebol que precisa amadurecer e superar as (in)consequências da fama para se tornar tudo aquilo que se espera dele.
Saber perder é o terceiro romance do escritor e cineasta espanhol David Trueba. No livro, que recebeu o Prêmio Nacional de Crítica da Espanha em 2008, ele conta as histórias destes quatro personagens, que se entrelaçam e se confundem à medida que a leitura avança, não só devido aos elos familiares e aos caprichos do acaso que os unem, mas também pelos sentimentos que compartilham, ainda que não tenham consciência disso. O autor se coloca no lugar de um frio narrador da história. No entanto, não abre mão do fino humor e da ironia que marca sua obra.
Vencedor do Prêmio Nacional de Crítica da Espanha, o romance do escritor e cineasta espanhol David Trueba conta as histórias de Sylvia, uma jovem em plena descoberta de sua vida sexual; Lorenzo, seu pai, amargurado pela perda da mulher e do emprego; Leandro, o avô de Sylvia, que desenvolve uma obsessão inesperada; e Ariel, um jovem jogador de futebol argentino vivendo em Madri. Com fino humor e ironia, o autor retrata as trajetórias desses quatro personagens, que se confundem pelos sentimentos de perda que compartilham.
Em Saber perder, Trueba retrata as relações estabelecidas entre estes quatro personagens cujas trajetórias são marcadas pela perda. Sobreviventes, cada um a sua maneira, de um mundo cheio de desilusão, morte e traição, mas também de amor e esperança.

3 - Invctus - John Carlin
Editora Sextante (resenhado aqui no blog)

Quando Nelson Mandela conquistou a presidência nas primeiras eleições livres, sabia que esta mudança formal não era suficiente para extinguir os ódios alimentados durante décadas. Com aquele seu carisma que tanto sobressai pela inteligência e humanidade, como por um magnetismo fortemente sedutor, o seu esforço orientou-se no sentido de unir negros e brancos através de algo que puder encarnar a alma nacional. Num golpe de génio, viu na final da Taça Mundial de Râguebi de 1995 a oportunidade única para pôr em prática o seu plano. Um documento histórico que brilha pela clareza e complexidade dos factores em jogo, constituindo ao mesmo tempo um sentido testemunho ao homem que o inspirou. Esta obra deu origem ao filme Invictus.

4 - Entre os Vândalos, de Bill Buford
Editora Companhia das Letras

“Trata-se de outro livro extraordinário que aborda a questão da violência entre as torcidas… obra do jornalista americano Bill Buford, de 1990. É extraordinário por uma simples razão: esse jornalista vai para a Inglaterra por causa de uma matéria sobre hooligans; ele vai e consegue ser aceito por uma torcida organizada de Londres e, de repente, se dá conta que tem muito material para a reportagem, mas não consegue parar – admite, no livro, que estava viciado na adrenalina dos combates! Porque sempre havia encontros marcados para brigar – e ele estava se tornando um hooligang! Mostra que a violência é um fenômeno repleto de significados, fenômeno que não pode ser simplificado para ser compreendido como normalmente fazem as autoridades, como o homem perde a identidade individual quando está em grupo, como a violência pode ser sedutora… Brilhante.”

5 - Estrela Solitária, de Ruy Castro
Editora Companhia de Bolso

“É uma pesquisa maravilhosa sobre a vida do Garrincha e que também chama a atenção do ponto de vista literário… Esse livro quebra uma barreira em 1995, ano de sua publicação, é o primeiro sobre uma personagem de futebol bem sucedido no Brasil – antes dele, tinha-se por certo que livro sobre futebol não vendia! Serviu de estímulo à produção de uma literatura especializada ao romper com o preconceito brutal, dizia-se que o futebol brasileiro era tão artístico que ficava difícil captar em livro, veja você…”.



6 - Zinedine Zidane - Jean-Philippe & Patrick Fort
Editora Sá

Zinedine Zidane é o retrato de um homem generoso e afável, sensível e autoconfiante. Relata como se fez sua formação, como se lapidou sua competitividade, e, mais além da forma física, como se forjou a força mental que produz os grandes campeões. Somos apresentados a uma dimensão humana do atleta, muitas vezes colocada de lado pela mídia. Sua leitura vai ajudar a compreender o gesto com o qual ZZ encerrou sua carreira futebolística, foco de discussão apaixonada entre milhões de fãs no mundo inteiro.



Abraços.
Deliciem-se com as leituras e suas paixões desportivas, porque o meu esporte é ler...

Um comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...