Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Páginas do Futuro - Org. Braulio Tavares



Organizador: Braulio Tavares
Ilustrador: Romero Cavalcanti
Editora: Casa da Palavra
Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas:  156
ISBN: 9788577342037


Quando uma editora, ou melhor, um autor resolve selecionar ou listar algo, seja lá o que for, corre-se o sério risco de excluir algum escritor renomado ou incluir um sem prestígio. No entanto, não é o que acontece com a seleção de contos feita por Bráulio Tavares para o livro “Páginas do Futuro”, lançado recentemente  pela Editora Casa da Palavra.
Primeiramente é importante saber que o organizador, Bráulio Tavares, é uma autoridade no assunto quando se fala em Ficção Científica (FC). O mesmo já ganhou o famoso premio “Caminho da Ficção Científica” pelo livro “A espinha dorsal da memória”, de 1989.
      Há no livro  12 contos de autores brasileiros. E aqui vale destacar em letras garrafais: OS CONTOS FAZEM JUS AO NOME DO LIVRO E AO GÊNERO FICÇÃO CIENTÍFICA. Pois engana-se quem pensa que o Brasil não possui autores, e bons, da FC. Tome-se por exemplo a genialidade da conhecida dama da literatura nordestina, Rachel de Queiroz, a primeira da seleção de contos. A escritora, que até então eu não sabia da existência de ficção científica em sua obra, nos surpreende de cara com a história dramática e engraçada de “Ma- Hôre”. O personagem, um homúnculo, entra em uma nave terráquea acidentalmente, fazendo do conto uma denúncia da estranheza do ser humano da Terra.
     Rachel é uma das únicas duas mulheres que fazem parte da seleção. Se o conto dela caminha numa narrativa rápida e lembra os monstrinhos das histórias de A.E. Van Vogh, o da escritora Finísia Fidele é lento, mas foi pra mim um dos melhores, pois o “Exercícios de silêncio” fala ao coração do Homem moderno, que já em meio a inúmeras máquinas dificilmente consegue um equilíbrio interior por meio do silêncio. E é disso que o conto trata: o contato e o impacto de indivíduos de cultura, mentalidade e mundos diferentes. Na narrativa, o protagonista Theo, depois de ter a nave quebrada, aterriza num planeta diferente onde ao invés de tecnologia, a civilização low tech cultiva a meditação transcendental e é por meio desta que Theo irá consertar sua nave .
    Outro autor clássico e bem conhecido dos estudantes de literatura do nosso país é Joaquim Manoel de Macedo, autor do famoso “A Moreninha”. Mas bem diferente deste romance, o autor nos presenteia com o conto “O Fim do mundo”, um dos contos mais antigos da FC brasileira (1857). A história tem um ambiente bem semelhante com o que passamos em pleno 2012, onde falsas profecias anunciam o fim dos tempos. De forma sarcástica e engraçada, Macedo, de forma teatral, vai tecendo um futurismo com comentários acerca da vida dos leitores, tornando o conto atual e conveniente.
     O conto “Veja seu futuro”, de Ataíde Tartari, é ilusionista. O narrador, que inicialmente possui apenas 17 anos acredita cegamente na existência de uma máquina que prevê o futuro. Já dar para você ter uma ideia da frustração do personagem...
     Quem rouba o espaço do livro é Rubem Fonseca! Um dos contos mais inteligentes da seleção, o conto “O Quarto Selo” guarda em si características da Distopia e High Tech, além de trazer uma forte aproximação com o romance policial. Ambientado em um Rio de Janeiro cheio de policiais corruptos, esquadrões, ladrões, espiões, o conto ainda traz uma trama bem sagaz, prendendo a atenção do leitor para uma sociedade fictícia onde possui sigla para quase tudo.
    Fábio Fernandes é mais detalhista no conto “Uma breve história da maquinidade”, onde em determinados trechos chega a ser enfadonho as suas descrições históricas. Mas mesmo assim não deixa de ser atraente.
     O conto “Vanessa Von Chrisler” é intrigante! O escritor Fausto Fawcett nos brinda, causa impacto e estranheza com a tirolesa visigótica Vanessa Von Chrisler, que depois de muito tempo congelada desperta de seu antiquário e sai porrando tudo. Acompanhamos também a sua relação sentimental com o seu dono: Bruno.
      Outro conto que causa estranheza e incômodo no leitor é “Do outro lado da janela”. O que o autor André Carneiro faz é mais audacioso que o anterior, pois ele transforma uma mancha da televisão na perturbação do seu telespectador.
     "Déjà-Vu", de Luiz Bras reverte o tempo, confunde o leitor e exige atenção. O tema central é uma máquina do tempo e dessa forma o autor brinca com a estrutura narrativa. É o único conto do livro que você pode ler de duas formas: do primeiro ao último capítulo ou do último para o primeiro.
     “O copo de cristal”, de Jerônimo Monteiro, é o conto mais longo do livro e apesar da simplicidade do tema, é complexa a situação do protagonista. O escritor faz de um copo o elemento principal, pois ele serve como refletor e criador de imagens como se fosse um telão que aguça a curiosidade do seu dono.
    O último conto do livro “15 minutos” de Ademir Assunção, parece cinematográfico: diálogos curtos e concisão na escrita.
     O livro “Páginas do Futuro” comprova a existência de bons autores nacionais da Ficção Científica, que influenciados por autores renomados como Philip K. Dick, Júlio Verne, Frank Miller ou Allan Moore, dão uma “roupagem” brasileira aos seres e ambientes de suas histórias. Em “Páginas do Futuro” encontramos mundo cybernéticos, alienígenas, naves espaciais, vida inteligente em outros planetas, outras dimensões, distopia, High Tech e outros elementos que vão nos prendendo a cada conto lido com as belas ilustrações de Romero Cavalcanti.


SOBRE O ORGANIZADOR:  Bráulio Tavares nasceu em 1950.  
É escritor, poeta, compositor (tem cerca de 20 músicas em parceria com Lenine, por exemplo), cronista e organizador de antologias. Entre elas, Páginas de Sombra (Contos Fantásticos Brasileiros), Contos Fantásticos no Labirinto de Borges, Freud e O Estranho (Contos Fantásticos do Inconsciente) e Contos Obscuros de Edgard Allan Poe. É autor dos livros A Espinha Dorsal da Memória (1989), A Máquina Voadora (1994), Mundo Fantasmo (1996) e ABC de Ariano Suassuna (2007), entre outros. Escreve crônicas diárias para o Jornal da Paraíba, transcritas em seu blog Mundo Fantasmo  mundofantasmo.blogspot.com.

Comentários

  1. Me intriga um pouco isso de Ficção Científica, pois sempre tive imensa curiosidade em ler sobre o assunto. Parabéns pela postagem, e obrigada pelo esclarecimento sobre as obras e autores, contribuiu grandimente para aumentar minha vontade de me aprofundar nas leituras!

    Grade Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não é o tipo de leitura que eu custumo apreciar , mas deve ser um bom livro ") Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Resenha muito boa, gostei do fato de você ter comentado sobre cada conto e como já disse, adoro a maneira como você escreve e isso me deu uma certa curiosidade para ler esse livro, está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Thiaguets! Faz tempo que eu não venho aqui, tô em falta eu seeeei, mas tô de volta!
    Essa foi uma das resenhas mais interessantes que você já fez no blog! E cara... como tanta gente boa passa despercebida. Nunca soube desses escritores como sendo ícones da ficção científica brasileira - um dos gêneros que eu adoro. Fiquei muito interessada mesmo nesse livro! E sim, acho que poderiam ter incluído Murilo Rubião, mas as obras dele pendem mais pro lado fantasia... enfim.
    Abraaaaaaaaaaaaço mano relicário! És demais!

    Mary.

    ResponderExcluir
  5. Boa resenha, apsar de não ser o tipo de livro que eu aprecie, mais é interessante :)
    Sucesso
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. Bom saber que a seleção traz o que realmente promete a capa. É mesmo ruim quando a pessoa compra um livro de contos atraído por ideia de temáticas totalmente diferentes das de fato encontradas na obra. Adoro ficção científica, gostei muito do apresentado. Quero muito ler!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar