sábado, 28 de abril de 2012

Curiosidades do Universo Literário

Universitários de Oxford dizem ter encontrado o co-autor de mais uma peça de Shakespeare.  Trata-se da peça Tudo Vai Bem Quando Termina Bem. Provavelmente o co-autor seja o contemporâneo Thomas Middleton, que vem sendo apontado como co-autor também de outras obras shakespeareana. Que  bafo, não? E tem mais, de acordo com a Professora pesquisadora  Laurie Maguire, o autor de Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth teria contado não só com um, mas com vários colaboradores. Isso porque na peça "Tudo vai bem quando termina bem" apresenta uma inconsistência, além de variações de estilo em rimas, palavras, vocabulário e gramática do texto. Na época, era natural um autor contar com parceiros. No entanto a iconografia de Shakespeare resistiu a este raciocínio. Apesar de Middleton ser apontado como um dos principais co-autores da peça teatral, há ainda outros fortes candidatos, como John Fletcher. Como muitas peças teatrais eram produzidas com rapidez e voltadas para o grande público, esta pode ser mais uma peça que causa polêmica no universo da literatura.


E fãs de Quadrinhos, pasmem! Quem diria que o velho Allan Moore, autor dos afamados V de Vingança e Watchmen diz ter vendido suas Histórias em Quadrinhos para Hollywood na esperança de nunca vê-los adaptados para o cinema. Santa ingenuidade! Sejamos sinceros, Allan Moore foi um ingênuo... Ele ainda disse em uma recente entrevista que não assistiu NENHUM dos filmes inspirados em suas obras. Talvez ele tenha feito a coisa certa. Assistir a uma adaptação nunca é a mesma coisa de ler, sobretudo para o seu criador...


Para quem gosta de ver escritos antigos, documentos de séculos anteriores, a Biblioteca do Vaticano e de Oxford disponibilizarão na internet partes de seus acervos. O esforço inclui  1,5 milhão de páginas de documentos para pesquisadores e para o público em geral. São manuscritos gregos, livros impressos no século 15 e manuscritos e documentos antigos em hebraico.
Quanto custa o tal projeto? Só a bagatela de R$ 6 milhões....


Aos nerds: Stephen Hawking ganha aos 80 anos, uma nova biografia.
Considerado o cientista vivo mais famoso do mundo, ele será mais uma vez tema de um livro (Stephen Hawking: Aventuras de uma vida (Editora Benvirá, 480 páginas, 49,90 reais). Dessa vez a biógrafa é uma amiga conhecida do autor: Kitty Ferguson. Como era de se esperar, a biografia traz temas como religião, a vida conturbada e difícil e ainda aspectos do legado do cientista que ainda pretender formular a "teoria de tudo". 


E pra terminar, algumas rapidinhas:
O Pulitzer, um dos maiores prêmios do universo literário não premiou nenhuma obra de ficção nesta edição de 2012. Algo que não acontecia desde 1977. Ao que me parece, o Conselho da premiação anda cada vez mais rigoroso e pede criatividade nas obras da literatura contemporânea. De fato, estamos numa época onde os leitores estão cada vez mais exigentes.



O site Litro incluiu em sua mais recente edição uma seleção de poetas brasileiros, mais especificamente do Rio de janeiro. Você pode conferir clicando aqui.


Essa é boa! Pra quem quer ser rejeitado por um editor, eis um projeto que permite você escrever sua própria E PERSONALIZADA carta de rejeição. É, cada louco com a sua mania. Vai entender, né... Clique aqui para conferir. O site é em inglês, então para quem tem o chrome é só traduzir, como eu fiz...


E por último, mas não menos importante, um interessante vídeo que explica por que livro velho tem cheiro de livro.. velho.... hahahahaha
Também é em inglês. Mas calma, basta você clicar em CC e ativar a legenda. O google traduz pra você, porém de uma maneira bem grosseira. Mesmo assim vale a pena conferir.




http://www.youtube.com/watch?v=aUaInTfrDnA&feature=player_embedded




É isso aí.
Um grande abraço.
:l





Fonte: BBC / Veja

Um comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...