Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde


Título: Ainda não te disse nada
 Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
ISBN: 9788591184019
Ano de lançamento: 2012
Número de Páginas: 235

SINOPSE: 'Ninguém mais escreve cartas hoje em dia', pensava a jovem e romântica Marina Albertini. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida, quando ela decidiu pagar para ver o final da história que muitos não levariam adiante. Uma história que desafiou a lógica, que todos chamaram de loucura, mas que terminou com a união de duas almas que jamais se encontrariam, se tantos acontecimentos não se alinhassem perfeitamente, no tempo e na ordem corretos. Pois ela sabia que apenas uma coisa era capaz de promover tal alinhamento - o destino. E da força do destino ela jamais duvidou.

.............................................................

Bem, a história do livro, se passa nos dias de hoje, em meio à modernidade e em meio à vida corrida de São Paulo. Toda a trama gira em torno da  protagonista Marina Albertini, filha de 
italianos, natural de São Pedro da Serra, mas mora em São Paulo, pois não quis ficar com os pais para não ter o destino de padeira. Linda, sonhadora, universitária de Moda e empregada no Correios, a jovem moça é inconstante no amor e no princípio não dá à mínima ao maior galã da universidade: Luca. O seu sonho é conhecer e ter sucesso em Paris. Com umas amigas divertidíssimas, acompanhamos no decorrer da histórias diálogos femininos muito engraçados e modernos demais...

Certo dia, após comentar com sua colega de trabalho, que ninguém mais escreve cartas nos dias de hoje, eis que justamente e por ironia, entra uma senhora ruiva para postar uma carta. Dias depois, numa livraria, Marina a encontra e resolve interrogar o porquê dela escrever cartas nos dias de hoje, quando tem-se a praticidade do e-mail:

- Qual o seu trabalho?
- Já ouviu falar em ghost-writer?
- Hum... Já. Aquele esquema de o autor contratar alguém pra escrever por ele, né?
- É mais ou menos isso, com menos glamour e mais paixão. O meu profissionalismo - arregalou os olhos azuis.
- Pedem pra você escrever cartas, então.
- Em linhas gerais, é por aí. Pagam pra que eu escreva. E finjo ser a pessoa que me pedem que seja.
  
Dias depois, misteriosamente a ruiva morre e coincidentemente uma das correspondências cai nas mãos de Marina que ao abrir e ler, encanta-se com o conteúdo e resolve ocupar o lugar da falecida.
Bom, o que acontece a partir de então, são cartas trocadas por um suposto Heitor no outro lado do Atlântico, em Portugal, que vive uma história semelhante à de Marina. Tudo o que acontece posteriormente na vida de Marina decorre destas cartas.

São cartas bem açucaradas as trocadas entre os anônimos. Não há muito lugar para descrições ou narrações, o que não deixa a leitura cansativa, pois os diálogos tomam conta de quase todo o livro. A capa do livro resume muito bem a trama: árvore, cartas e amor. Este último é acompanhado durante a história de belas músicas que são amplamente conhecidas como Adele, Julieta Venegas e ZAZ, pra ficar só em alguns exemplos.
É um romance extremamente simples de ler e se você adentrar mesmo na história das personagens, você pode até prever o final.
Mesmo com todas estas informações dadas, pode ter certeza, eu ainda não te disse nada...








SOBRE O AUTOR:
Nascido em São Paulo, mora em Brasília. É também músico (baterista, vocalista, compositor). 
Encontre o autor no Facebook e Twitter ou ainda em seu  site.




Comentários

  1. Que máximo, agora estou com vontade de ler este livro Thiago, rsssss.
    Ótima resenha, parabéns.

    Estante da Literatura
    http://estantedaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nem eu ainda não te disse nada também ;)
    Sabe o que esse livro me lembrou? O filme Cartas para Julieta. A história das duas gramas tem coisas parecidas...
    Achei interessante os personagens trocarem cartas, porque com certeza é algo muito mais emocionante que o e-mail e sua tecnologia; ler uma carta é como se você pudesse tocar na pele de quem a escreveu...
    E entendi a paradinha dos diálogos em excesso serem cansativos - fica só no blá-blá-blá e então se perde a oportunidade de conhecer o lado subjetivo da história, aquele algo mais que o coração adora desvendar enquanto os olhos passeiam entre letras e espaços.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oh céus... errata pro meu comentário anterior... "gramas" = tramas.

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala tão bem desse livro, mas nunca tive vontade de ler :X
    Adorei a resenha ^^
    Bruna - Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Oi Thiago, adorei a resenha!

    Fiquei curiosa a respeito do livro e espero poder ler ele em breve!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  6. Ain me encantei pela sua resenha *_*
    Claro que já li várias resenhas desse livro, mais nenhuma chegou a me encantar como a sua, e querer me fazer ler muito esse livro!
    Verdade que muitas pessoas não mandam mais cartas como antigamente, sempre que posso mando cartas, em vez de e-mail, acho mais interessante, pois as pessoas parou alguma vez para escrever, pensar no que colocar e levar aos correios.
    E agora estou muito afim de ler mesmo esse livro *_*
    Parabéns.. a resenha está ótima!
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi,querido!
    Eu já li Ainda não te disse nada e amei demais!A narrativa de Mauricio é encantadora!É fácil se apaixonar pelo livro.Gostei muito da maneira como você terminou a resenha..rss..
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  8. Olá Thiago!
    Gostei muito da resenha, esse livro é muito bom.
    Adorei o final da sua resenha! rsrsrsrs
    Este livro é daqueles que a gente ler e quer mais, muito mais.
    Abraços...

    Passa lá no blog tem resenha nova.
    http://pollymomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu já li Ainda Não Te Disse Nada e posso dizer: é um dos meus favoritos!
    É um livro tão gostoso de ler!
    Adorei!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Que legal! Parece ser uma leitura muito interessante.
    Gostaria de ler esse livro ;)

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  11. Deu vontade de ler, é um lugar comum isso de q ngm escreve cartas!
    Otima critica!!
    Marcella Israel
    www.soorostoeindecente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei da sua resenha, li esse livro no ano passado e gostei muito. A maneira que Maurício Gomyde descreve e engata a narrativa é muito legal, estou ansioso pelo próximo lançamento do autor.

    Caique F.
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar