Pular para o conteúdo principal

[Contos Urbanos] No Antiquário

No Antiquário

Saiu de casa com um propósito: naquele dia ele iria comprar o objeto que lhe fizera passar noites sonhando, afinal, passara meses imaginando a tal compra. Pegou sua bengala, pôs o chapéu e caminhou ansiosamente até a loja de objetos antigos da pequena cidade. Cumprimentou a moça do balcão e falou:
 - Vim comprar o...
- Ah, sei qual, é Sr. Benedito! O senhor vem toda semana aqui olhar e com certeza hoje vai levá-lo, não é?
- Sim. Mas antes gostaria de dar mais uma olhada nele.
-Claro. Vamos até ele.

No corredor, ele foi observando os inúmeros objetos antigos: luminárias, lustres, poltronas clássicas, baús, móveis Luis XVI, pinturas rococó, esculturas barrocas, papiros, louças chinesas, decorativos em porcelana, máquinas, telefones, e outros objetos que iam lhe deixando fascinado. Porque ele não desejava aqueles outros itens? Porque ansiava por algo tão pequeno? Chegaram até o seu sonho de consumo. Ele estava dentro de uma maletinha prateada, interiormente forrada com um veludo vermelho.
- Posso pegar?
- Claro, Sr. Benedito.
- Mas creio que antes devo purificar minhas mãos para pegar em um objeto tão, tão...
Ela gargalhou como se fosse uma pilhéria.
- Há uma pia aqui do lado. Lave suas mãos e enxugue-as com esta toalhinha.
- Oh, obrigado! Você é muito gentil.
Depois do ritual de limpeza das mãos, exclamou:
- Quanto eu sonhei com isso! Quanto!
E ficou longo tempo admirando. Em êxtase dirigiu-se para o espelho do lado, colocou-o na altura do ombro, depois sobre o peito e olhou apaixonadamente a imagem refletida.
- A capa é...
- É de autorrelevo em ouro, senhor.
- Quando ele foi produzido?
- Em 1866.
- Dia desses a senhorita me falou que foi uma edição especial limitada.
- Sim.
- E quantos donos ele teve?
- Segundo consta em nossos registros, ele só passou por 3 mãos. Era item de colecionador da tradicional família Münchausen e foi vendido para o dono deste antiquário.
Depois de muito massagear o objeto, falou.
- Agora devo acertar o preço.
A moça riu novamente, acompanhou-o até o caixa, que também era um modelo antigo, contabilizou o produto, recebeu o dinheiro, deu o troco e um grande sorriso e falou delicadamente:
- Tenha um bom dia Sr. Benedito e boa leitura!

O tal objeto era um denso volume do clássico Crime e Castigo...

Comentários

  1. Hummm... a alma desse velhinho da bengala se parece muito com a de uma certa pessoa que conheço, e que adora ter livros mais que tudo rsrs. Será que essa crônica foi baseada num fato real?? Rsrs, não esqueça de me contar... ;)

    ResponderExcluir
  2. meu Deus OGUAOSGAGSUDO.
    Eu acho muito legal esses textos que tu posta, sério.
    Tira a gente do tédio na maioria das vezes, tenho que começa fazer o mesmo -q

    Estante da Literatura
    http://estantedaliteratura.cinealerta.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo conto, e ótimo clássico que o vovô desejava. ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Achei bem parecido com quando eu compro livros e recebo em casa, hueehu. A emoção é parecida! Enfim, adorei a história, me deixou curiosa até as últimas linhas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Thiago, adorei o post!

    Costumo namorar os livros em livrarias e sebos, então nada + a comentar além de: me identifiquei! rsrs

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oooooh que LINDO *-*
    Parece eu qdo eu entro em alguma livraria fico namorando o livro, ai saiu dou uma volta, volto pego no livro, faço isso umas 300 vezes, até que no fim eu compro. Teve uma vez que os vendedores até cantaram. ALELUIA!!! kkkk'

    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  7. Que otimo, sensacao gostosa de comprar em sebo!!!Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que legal esse texto!
    Acho que eu vou ficar igual a ele... procurando relíquias em antiquários... e claro que essas relíquias vão ser livros!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oi Thiago!!!

    Adorei a crônica!!! Conheço bem esse sentimento!!!
    Será que vou ser uma senhorinha desse jeito?! Espero que sim...

    Beijos, Karina!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  10. Olá!


    Gostei do seu blog, e já estou seguindo, se gostar do meu siga-o também! Bjus

    @AngelKiller_
    http://anime-daiki.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar