Pular para o conteúdo principal

[Resenha] O Desconhecido - Joshua Ferris

Título Original: The Unnamed
Título em Português: O Desconhecido
Autor: Joshua Ferris
Editora: Casa da Palavra
ISBN: 9788577341825
Ano de lançamento no Brasil: 2011
Número de Páginas: 286




Esqueça tudo o que você entende sobre normalidade!

E condicione sua mente antes de ler o livro “O Desconhecido”, do aclamado autor norte americano Joshua Ferris publicado aqui no Brasil pela Editora Casa da Palavra. Uma obra onde somos constantemente levados a questionar os limites de um ser normal de alguém diferente diante de uma sociedade que dita valores comportamentais.

O livro, que se divide em quatro partes, com capítulos curtíssimos, conta a história do bem sucedido e jovem advogado Tim Farnsworth, que vive com sua esposa Jane e sua filha Becka.
Na primeira parte, “Os pés, mecânicos”, conhecemos a vida do brilhante e bonito advogado Tim: Um bom emprego, casa luxuosa, esposa dedicada e uma filha cheia de complexos na bela Manhatthan. Nas quatro primeiras páginas já mergulhamos no drama da personagem principal: Tim sofre de algo, uma doença, um mau, alguma coisa sem nome e sem cura, que o faz caminhar constantemente sem parar, vagando por lugares ermos e cada vez mais distantes de sua residência. Suas pernas comandam, ordenam que o corpo ande, ande e ande até se cansar. Quem poderá vencer? O corpo ou a alma, a vontade, a mente ou seja lá o que for?
A “doença” que o atingiu sem nenhuma explicação não tem nenhum precedente. Nenhum médico, mesmo os mais renomados, conseguem dar uma explicação plausível ao fenômeno “anormal”.
Acompanhamos a mulher de Tim, Jane, disposta a fazer tudo para que o seu marido viva: ela mesma prepara sua mochila com o necessário, vai pegá-lo nos lugares mais inóspitos, nas ruas, bancos de praça, caído sobre o gélido inverno de neve, ou na porta de desconhecidos. Ela algema-o para impedi-lo de caminhar e assim tentar seguir a vida adiante e ele ainda submete-se a usar um capacete como parte de uma experiência médica. 
Tim é sócio de uma empresa de advocacia e tem casos importantes para defender. Mas não é possível manter Tim parado, suas pernas o levam, o fazem caminhar até pontos, onde cansado, deite, adormeça, acorde e telefone para a esposa qualquer hora da noite para ir pegá-lo. Ele volta, conta o pouco que lembra dos lugares por onde andou ou o que viu. Assim, Jane e Becka acostumam-se com as idas e voltas de Tim, mas vivem à espera de alguma noticia sobre ele, já que quando ele caminha, ele passa dias sem comunicar-se com elas.
Dessa maneira, seguimos Tim em suas caminhadas, onde ele agora observa o mundo, as pessoas, os pássaros, tudo ao redor. Concomitante à estes acontecimentos, seu corpo vai definhando e dilacerando dedos, fazendo-o perdê-los; vozes vão surgindo em sua cabeça deixando-o quase perdido ou paranoico, os sócios advogados precisam de sua presença no trabalho; sua mulher é diagnosticada com câncer e outros acontecimentos vão surgindo tornando a trama angustiante.
Mas afinal, que doença é esta que aflige o pobre e coitado Tim? Algo primitivo, uma doença do futuro? Não importa!
A intenção de Joshua Ferris é clara: tudo não passa de uma metáfora para os dias de hoje. Tim torna-se um pária para a sociedade que dita normas. Afinal, o que é ser normal?

De uma carga psicológica incrível, é o livro de um escritor maduro, conciso nas descrições de lugares e personagens, como Becka, a qual conhecemos apenas superficialmente. Faz-nos questionar, interrogar as vitórias da mente sobre o corpo, ou deste sobre aquele. Ao longo da narrativa, acompanhamos as interrogações de Tim e do “outro” sobre a existência de Deus, além de reflexões sobre a vida e a morte, as despedidas e os retornos, a doença e a saúde...

Todo o livro é angustiante. Durante vários momentos eu contorcia meus pés querendo mudar a realidade de Tim, eu virava o rosto da página como quem vendo o seu estado deplorável. Um livro escrito como poucos para leitores exigentes, sem dúvida. Por isso sugiro que antes de ler, você prepare o seu cérebro e leia-o com muita atenção cada linha, pois implicitamente, há em cada página o retrato da sociedade moderna e tecnológica e principalmente é a imagem de todos nós a descrita ali!
Em resumo: livro sensacional, narrativa curta, porém intensa e comovente, trama magistralmente criada pelo genial Joshua Ferris, que vem sendo apontado pela crítica da revista The New Yorker como um dos jovens escritores que ditarão o futuro da literatura contemporânea.
O segredo para tal sucesso? O autor simplesmente não se rende à normalidade. O livro torna você um desconhecido e ponto final.


SOBRE O AUTOR:
Joshua Ferris nasceu em Danville, No Illinois, e cresceu em Key West, na Flórida. Vive no Brooklyn. Bacharel em Inglês e Filosofia na Universidade do Iowa, frequentou o Master of Fine Arts da Universidade da Califórnia em Irvine. A sua obra ficcional menos extensa foi publicada na Iowa Review, na Best New American Voice e na Prairie Schooner. E Nós Chegamos ao Fim é o seu primeiro romance(Eleito um dos dez melhores romances pelo "New York Times"). Sua obra, aclamada como "brilhante" já foi traduzida em mais de 20 idiomas.


  • Agradeço muito a Editora Casa da Palavra que possibilitou a leitura de um livro, que sem dúvida, já está no meu top books! Saí do livro uma outra pessoa, mais conhecido, e ao mesmo tempo um desconhecido...

Comentários

  1. OMG, fiquei com muita vontade de ler esse livro. Parece muito meu estilo.
    Adoro os livros da editora Casa da Palavra, o trabalho deles é fantástico.
    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hola que tal! =)

    Eu estava estudando, e resolvi dar uma pausa pra ler a bendita resenha que eu tanto esperava, rsrs. Pensei que eu ia relaxar, mas meu Deus, pára o trem que eu quero descer, rsrs!
    Livros assim instigam novos pensadores deste século - e que seja para o bem, já que o mundo de hoje dita tantas regras para a normalidade humana, que muitas vezes nos sobrecarregam.
    É como se o livro fizesse uma sátira, eu penso. Tim era um jovem advogado que tinha tudo, porém não se conhecia... e precisou vaguear na escuridão para ter acesso ao mundo e ver o quanto isso refletia nele o seu modo de ser. Não é a toa que o ser humano é um produto, um "retrato" da sociedade onde vive.
    Por isso que as vezes me dá vontade de me mudar pra Marte. Vamos também?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, parabéns pela resenha, muito bem escrita. Este livro é mesmo fantástico, e como você bem colocou podemos ver neste o retrato da sociedade moderna em formas de metáfora. Um livro com certeza muito bem escrito. Adorei as passagens psicológica, admiro autores que conseguem nos transportar para a mente dos personagens, e Ferris fez isso de forma brilhante, pois ele colocou um embate da mente com o corpo. E o leitor a todo momento pensa, quem vence? A mente ou o corpo? O que verdadeiramente conduz o homem? Pode um se sobrepor ao outro? Esses foram um dos questionamentos feitos por mim durante a leitura. As questões ligadas a Deus também achei que foram bem trabalhadas, e a todo momento eu ficava com a respiração meio presa, me sentia incomodada com Tim, como você colocou, ajudá-lo e querer saber como ele sairia daquela situação.
    é um livro com certeza inesquecível, daqueles que fica na mente do leitor durante um bom tempo. Para quem ainda não leu, através das suas palavras você conseguiu aguçar a curiosidade de um futuro leitor. A Editora Casa da Palavra é mesmo brilhante, ainda não me arrependi de ter lido nenhum dos seus livros, ao contrário, me trouxeram muito aprendizado.
    Mais uma vez parabéns pela resenha!
    Bjs!
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com
    @uni_literatura

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Não conhecia ainda esse livro, mas lendo sua resenha confesso que me interessei pelo livro, adoro os livro da Editora Casa da Palavra são na sua grande maioria ótimos, é esse me interessou bastante acredito que seja porque não se rende a normalidade.
    Mais um livro pra minha listinha
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Cara, que resenha MAGNÍFICA é essa? Muitíssimo bem escrita, apontou o porque de ter gostado do livro e principalmente colocou emoção no que escreveu.
    Sobre o livro, estou meio na dúvida entre preciso ler e quero para ontem. Acho que está na hora da sociedade avaliar as ações que vem tomando, porque ainda que muitos não percebam nós somos governados pela evolução desenfreada, uma ânsia de querer tudo e não ter nada.
    Um parabéns e um grande abraço pra ti Thiago, não conhecia o livro, nem o autor, nem a editora.
    Já decidi, quero ler este livro pra ontem.
    Beijinhos :*

    @pirulitolimao
    Blog Adventurer Penélope

    ResponderExcluir
  7. Pois é, tb tô querendo esse livro pra AGORA. Como faz? Culpa sua por escrever uma resenha ESPETACULAR. Ótima abordagem dos pontos principais da trama, e de como vc a sentiu - isso é o mais importante.

    Parabéns, queridão!

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar