Pular para o conteúdo principal

[Ponto de Vista] Love for Books

Livro deveria ser considerado um objeto sagrado!

É o cálice de Cristo transmutado em laudas e laudas metafóricas, linhas que renderam sofrimento a quem as escreveu. Eu acho até que todo leitor ao pegar num livro deveria usar uma luva... Livro é sangue pulsando pelas palavras, é amor carnal, paixão espiritual, droga a ser consumida diariamente, remédio necessário para um debilitado e porque não dizer o meu antidepressivo?
No cotidiano eu saio do banho, visto uma roupa limpa, penteio os cabelos, passo um perfume e.... Calma! Eu não vou sair pra balada, muito menos pra um passeio. Eu vou ler! Eu zelosamente pego-o na estante e ponho-o encima da cama como um bebê, para depois de uma pausa, voltar a lê-lo. Cuido dos meus livros mais velhos como um enfermo no leito hospitalar, dos mais novos como um recém nascido. Eu passo cada página de um livro como quem pega um objeto delicado, eu tenho ciúmes dos meus livros, assim como um casal de namorados, eu vibro, grito de alegria ao ganhar um livro, eu tenho raiva de quem os desperdiça, não os valoriza ou simplesmente joga-os no lixo...
Eles estão aqui, bem ao meu lado, neste exato momento, na estante de ferro e dentro do meu guarda-roupas. Achou estranho? Pois é, assim como eu tenho cuidado com as roupas, eu também tenho com os meus livros. Eu não durmo sem antes observa-los com um olhar tão apaixonado e tão vaidoso de quem possui em seu quarto mais livros do que qualquer outro objeto e prefere livros a qualquer outro presente! Nem precisa dizer, mas eu ainda vou ter uma Biblioteca com B maiúsculo... Até lá eu continuarei sendo um bibliomaníaco sem muito sucesso...

Comentários

  1. E a frase selecionada de hoje é... "de quem possui em seu quarto mais livros do que qualquer outro objeto e prefere livros a qualquer outro presente!"
    Venha aqui em casa e eu mostro o tantão de livro, desde os mais grossos (a maioria de Direito) aos mais coloridos e delgados...
    Quem me dera eu tivesse uma mini bibioteca no meu quarto... Eu seria mais feliz ainda, sério mesmo! Só de ir na livraria eu fico meio em êxtase de ver taaaaaaanta coisa na minha frente. Parece que lá é a minha casa, o meu lar doce lar. Quem não entende isso no mínimo deve achar que eu sou mais que estranha.
    Thi esse post ficou lindo demais. Tanto, que qualquer coisa que eu disser nunca será digno. A humildade me basta. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. "Cuido dos meus livros mais velhos como um enfermo no leito hospitalar, dos mais novos como um recém nascido." Exatamente assim, amei seu texto, escreveu super bem. *-* Sonho com o dia que o livro será mais valorizado, com toda a intensidade que merece. :}

    Claudia F.

    ResponderExcluir
  3. Olha vou te falar... até que enfim encontrei uma pessoa que age da mesma forma que eu em relação aos livros!!! Gente, eu sou do mesmo jeitinho... a ironia é que sou uma pessoa extremamente bagunceira e desorganizada, mas qdo se trata da minha biblioteca, me transformo numa maluca metódica, tamanho respeito pelas obras na minha estante! Que bom saber que não sou pirada e que existem outros com pensamentos semelhantes!
    Parabéns pelo post! Sonho com o dia em que os livros serão tratados com mais respeito!

    Abraços,
    Paulinha
    http://memyshelfandmybooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar