Pular para o conteúdo principal

Dicas para facilitar a leitura

De antemão, gostaria de dizer que é preciso andar sempre, SEMPRE, com um livro nas mãos: na universidade, na ida ao trabalho, no caminho para casa, ao viajar de ônibus ou avião. Faça do livro uma parte de seu corpo e leve-o consigo onde você for!

  • Dica Nº 01 - Procure ter prazer ao ler. Mesmo que a história não seja tão atrativa, busque interiormente o prazer ao ver palavras, frases na sua frente querendo dizer-lhe algo implicitamente;

  • Dica Nº 02 - Um lugar bem iluminado facilita a fruição da leitura, além de ser agradável aos olhos, a claridade permite que a leitura não torne-se uma fadiga;

  • Dica Nº 03 - Procure uma posição confortável para ler. Embora sentado seja a mais apontada para evitar desconcentração, você pode procurar uma boa poltrona e ler confortavelmente. Eu, por exemplo, todo mundo acha estranho, mas eu costumo ler deitado. Pasmem!

  • Dica Nº 04 - Recorra ao dicionário sempre que necessário. Não adie a busca de um termo ou palavra para pesquisar só depois que terminar a leitura. E não esqueça de anotar suas dúvidas ou pontos mais importantes no decorrer da leitura.

  • Dica Nº 05 - Não leia até se cansar! Leia até o seu limite! Do que adianta você ler muito e passar do seu limite se um certo tempo depois você já não lembra da trama? Então é melhor que você leia com calma sem a necessidade e pressa de aumentar o número de livros lidos.



Bem, espero ter ajudado. Espero também que as dicas sirvam para muitos leitores!
Abraços!

Comentários

  1. Otimas dicas ;)
    Aonde eu vou levo meu livro.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto e PASMEN, eu também leio deitada! Na grande maioria das vezes. Acho que perdi o jeito de ler sentada, hehe =D
    E eu preciso ter a prática de ler com um dicionário do lado. Na maioria das vezes, deixo passar muitas coisas =/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. "Eu, por exemplo, todo mundo acha estranho, mas eu costumo ler deitado." Mais um item para o nosso currículo lates de irmãos-separados-no-leito-hospitalar. Sem contar que não há nada melhor que adormecer lendo um bom livro. Ah...
    Mas pode parar de ir pensando aí que eu leio deitada de propósito, só pra dormir, rsrs.
    Sabe, quanto a tentar descobrir algo implícito nas frases do texto, posso afirmar que tenho uma louca obsessão por isso. Na maioria das vezes, se você observar, o autor do livro está exatamente querendo dizer isso. Ele é um #humano e já passou pelas mesmas coisas que nós; e sim, ele se importa muito em compartilhar seus sentimentos e "achismos"...
    Se todo mundo soubesse que a leitura é uma forma de comunicação descaradamente oculta, muito mais gente optaria por fazê-lo. Mas é um mistério que só a gente conhece.

    Beijão! =)

    ResponderExcluir
  4. Eu leio deitada, sentada, no ônibus, na cadeira...rs Qq lugar onde me sinta bem, tá valendo. :)
    Ótimas dicas, queridão!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, a ultima inclusive é essencial. A leitura não pode se tornar cansativa. E também leio deitada, igual a Gabriela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar