Pular para o conteúdo principal

Curiosidades Literárias



1 - O Novaiorquino Brian Joseph Davis, artista e escritor, virou sucesso na internet, atraindo 6 mil seguidores em seu site em apenas 3 dias no ar. Qual a razão do sucesso? O artista publica imagens de personagens famosos da ficção produzidas por um software da polícia para a construção de um retrato falado.
Assim, no site, é possível encontrar personagens como a infiel Madame Bovary do livro homônimo; o devasso Humbert Humbert do livro Lolita; Daisy Buchanan do livro O Grande Gatsby e até a mais recente protagonista da trilogia Millennium: Lisbeth Salander.
No site você ainda pode sugerir outros personagens considerados "vilões" para serem reproduzidos por Davis. Ele afirma que alguns grandes personagens, como o clássico Holden Caulfield, do romance O apanhador no campo de centeio, não é possível ser produzido, pois o autor do romance não deixou muitas descrições nos livros.



2 - 20 aplicativos no Facebook para quem é apaixonado por livros! O site mediabistro listou os melhores aplicativos da rede social para os amantes da literatura. Por meio dos aplicativos você pode listar preferências, trocar livros em formato Kindle, compartilhar trechos preferidos, fazer listas, ler capítulos inicias de livros que ainda não foram lançados, escrever pequenas resenhas, fazer compras on-line com descontos consideráveis e ficar por dentro do mercado editorial mundial. Se você gosta de livros vale a pena perder algumas horas.


3 - E que tal fazer um tour pelo esconderijo de Anne Frank? A adolescente que fugia da perseguição nazista escreveu um dos diários mais famosos de todos os tempos num esconderijo. E agora você pode conhecer fazendo um passeio virtual pelo mesmo. Clique aqui e veja todos os quartos e móveis. É incrível!





4 - Quer fazer outro tour virtual? Desta vez pela maior biblioteca barroca do mundo: a biblioteca do Monastério de Strahov, na República Tcheca onde você pode fazer um passeio de 360 graus pelas históricas estantes... É só clicar aqui!







  • Espero que tenham gostado das novas curiosidades e dicas literárias!


Fonte: BBC / Veja

Comentários

  1. Sempre trazendo curiosidades inteessanes, hein Thiago? Parabéns! ;) Adorei.

    Beijos

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospesoais.cm

    ResponderExcluir
  2. Como assim: "Espero que tenham gostado"?? é ÓBVIO que adoramos! Muito legal isso... mesmo! hehe`

    Parabéns pelo blog, e sucesso!
    Abraços, Felipe
    Enquanto isso, na estante...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei esse post! E concordo com o Felipe ai em cima é OBVIO que adoramos ;D
    Muito bom seus posts Felipe.

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  4. Falando direeeeeto do tópico sobre a Anne Frank, minha DIVA LITERÁRIA de todos os tempos! É um dos melhores livros que já li em meus escassos vinte e três anos de vida. Se eu tivesse um top... quem sabe O Diário de Anne Frank estaria no primeiro lugarzinho, rs.
    E sim, eu já fiz esse tour virtual na casa dela... Cara, é tão estranho, não sei você, mas eu senti um arrepio na coluna e uma tristesa no coração de ver pela internet - imagina o dia em que eu ver isso ao vivo. Se Deus quiser ainda vou na casa dela um dia - digo, no esconderijo. ;)
    Acertou em cheio Thi, falando nem que seja só um tiquinho da Anne Frank. Ela é um assunto sobre o qual eu não terminaria tão rápido de falar. Já li todos os livros inimagináveis sobre ela... haha.
    Brigada por animar minha noite tensa com dor de cabeça. Tô felizinha agora.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Mano, muito legal esse post, fiquei rindo um tempão com a 'Lisbeth Salander' do carinha kk

    Estante da Literatura
    http://estantedaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar