domingo, 5 de fevereiro de 2012

Curiosidades da Língua

  • Porque usamos a @ em endereços eletrônicos?
Usamos a arroba para identificar a localização das caixas postais de um usuário na internet. O símbolo foi escolhido pelo engenheiro norte-americano Ray Tomlinson, em 1971. A arroba, para quem não sabe, é bem mais antiga que a internet. O símbolo existe desde 1536, tendo sido criado por um comerciante de Florença, na Itália. Nessa época, era utilizado para representar uma unidade de medida. Em 1885, o "@" foi incluído no teclado do primeiro modelo de máquina de escrever e migrou, 80 anos depois, para o conjunto padrão de caracteres da computação.

  • Porque denominamos os moradores do Rio de Janeiro de "Cariocas" e os do Rio Grande do Sul de "Gaúchos"?
Bem, a palavra carioca tem origem em duas palavras do tupi: kara’iwa ("homem branco") e oka ("casa"), que, juntas, significam "casa do homem branco". Os índios passaram a usar a expressão logo após a fundação do Rio de Janeiro, para se referir à cidade. Como apelido para os moradores, o termo só começou a ser usado a partir do século XVIII.
Já a origem da palavra gaúcho é incerta. Ela existe também na língua espanhola e supõe-se que tenha nascido na região platina, entre o Uruguai e a Argentina, para designar os habitantes das zonas rurais que se dedicavam à criação de gado nos pampas. Os moradores do Rio Grande do Sul teriam herdado o apelido pela proximidade com os dois países.


(Fonte: Só Português )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...