Pular para o conteúdo principal

Lendo Teoria: Para o filósofo alemão Gumbrecht, a literatura também é materialidade




 Gumbrecht é uma figura filosófica muito presente no Brasil, sobretudo nos congressos da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada) e uma vez ou outra vejo textos dele sendo discutidos no meio acadêmico. Mas não somente nele, uma vez que o filósofo também discute outras questões relevantes para a sociedade.



Aqui no blog, inclusive, você pode encontrar uma resenha de um outro livro dele aqui. Então o autor já um velho conhecido nosso, podemos dizer. Suas ideias a respeito de stimmung, ambiência e o sentido de presença no texto literário são bem defendidas em seus livros, mas neste Nosso amplo presente, (Hans Ulrich Gumbrecht, Editora Unesp, 160 páginas, Tradução de Ana Isabel Soares, 2015, R$ 40,00) pela sugestão que o próprio título nos traz, encontramos trechos dedicados a comentar especificamente a criação de uma presença que o texto literário possui. O livro aqui comentado aborda não só o conceito de presença e sua cultura como também aproveita para enxertar comentários sobre o próprio presente, o qual pode ser concebido pelo filósofo como uma noção de tempo cronológico ou ainda à ideia de existir algo presentificado diante de nós. A palavra presença, inclusive, vem do latim prae-esse, tal como o autor coloca-o no texto.

Didaticamente, divido, pois, esta resenha em cinco pontos sobre o livro. Segue.

        1. O conceito de presença é para o filósofo alemão, uma cultura de sentido, de presença, na qual ele mesmo trata de explicar logo nas primeiras páginas do capítulo 1, no qual ele define como uma re
sposta ao que foi traçado ao longo de toda sua obra acadêmica, pois até mesmo no anterior (Depois de 1945), o conceito de presença e stimmung é comentado. É que Gumbrecht vê o modelo da presença como um ato que desperta o texto de seu “sono”, tentando mostrar como a forma se faz mediadora entre a ficção e a realidade, e como ela organiza os dados da ficção e da realidade.

2. Portanto, a presença, para o filósofo alemão, é uma construção narrativa mostrada de forma sutil. Por exemplo, ao ler uma narrativa, podemos, por meio da presença criada pelo autor, sentir, tocar ou não objetos, assim como experimentar sensações. E podemos constatar isso mesmo quando lemos uma boa narrativa que nos faz perceber tudo isso. Constatamos isso na maioria das obras literárias, onde o leitor desvela e se inquieta com as descrições e acontecimentos narrados. Assim, Gumbrecht privilegia, como podemos perceber, um modelo no qual predomina a concepção material construída pela linguagem.

3. Porém, o filósofo não se atém somente a questão da presença neste livro. Ele também disserta sobre a ideia de cronotopo, ideia elaborada por Backtin e, assim, ele acompanha o raciocínio baktiniano para corresponder ao seu modelo proposto de presença.
Edição da Editora UNESP

4. Para traçar todo o escopo teórico acerca desse conceito que é tão íntimo à criação literária o filósofo vai escolher alguns textos clássicos e outros nem tanto para exemplificar e fundamentar, como Céline, por exemplo. 

5. Gumbrecht valoriza a ideia de uma materialidade e permanece nessa ideia por toda a sua obra. E é interessante perceber como a teoria de Backtin é realmente válida para corroborar o que o filósofo nos apresenta, uma vez que a ideia de cronotopia configura uma produção na qual tempo e espaço estão intimamente relacionados e, portanto, ajudando a constituir uma presença. É o que Gumbrecht chama de produção de presença da obra literária.

        É, portanto, um livro indicado para quem realmente pretende estudar como o conceito de presença aplica-se ao texto literário: aos teóricos e acadêmicos de modo geral, sobretudo os da área de Letras. Mas claro que não é também uma leitura excludente do leitor habituado a ler ficção, uma vez que o filósofo parece querer tornar sua obra filosófica acessível a todos.

        Tradução, edição e design de capa lindamente feito pela Editora Unesp ajudam, claro, a tornar o livro mais agradável e atraente. É um prazer ler e resenha-lo novamente.



Sobre o autor:


Nascido em 1948, na Alemanha, Hans Ulrich Gumbrecht é professor de literatura na Universidade de Stanford. Entre suas publicações no Brasil destacam-se Modernização dos sentidos (Editora 34, 1998), Em 1926: vivendo no limite do tempo (Record, 1999), Elogio da beleza estética (Companhia da Letras, 2007) e Depois de 1945: latência como origem do presente (Editora Unesp, 2014). É professor de literatura na Universidade de Stanford.




FONTES E REFERÊNCIAS:
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Trad. Ana Isabel Soares. 1. Ed. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC Rio, 2014.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Depois de 1945: latência como origem do presente. Trad. Ana Isabel Soares. São Paulo: Ed. UNESP, 2014.

Editora UNESP / SkoobEstadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar