Pular para o conteúdo principal

[Lendo Teoria] Os excluídos da História - Michelle Perrot


Quando Michelle Perrot lançou o livro aqui ora comentado, muito demorou até que se fosse feita a tradução para o português do Brasil. A escritora que tem artigos dispersos por inúmeras revistas acadêmicas do mundo apresenta aqui em Os excluídos da História a oportunidade de vermos como os operários, mulheres e prisioneiros tem sido retratados na História.

        São 11 artigos, divididos em três partes dedicadas a cada coletividade que configura pessoas marcantes e ao mesmo tempo transgressores do seu lugar de enunciado, uma vez que operários, mulheres e prisioneiros era comumente vistos na história de um lugar e de uma posição passiva. É contra esta postura que Perrot argumenta e propõe uma análise e reflexão sensível a respeito de suas emancipações e problemas democráticos.
        Não é um livro de romance, de crônicas, poesia ou mesmo ficção. É um livro acadêmico, no qual os artigos aqui parecem se propor a ser uma espécie de composição histórica de suas classes, desde os tempos antigos.

A primeira parte, “OS OPERÁRIOS”, por exemplo, vai desde a posição e o lugar do operário nas máquinas francesas durante a primeira metade do século XX até o que a escritora denomina de “nascimento de um rito operário”, o qual a escritora conta a invenção do primeiro de maio (de 1980) e as reivindicações dos trabalhadores a partir de então.
É instigante saber como a pressão da comunidade desencadeou o processo de reconstrução dos valores e dos direitos dos trabalhadores. No artigo “O primeiro Primeiro de Maio na França de 1980” a acadêmica nos fala que “a escolha do primeiro de maio é mais enigmática e desde então tem sido intrigante. Essa data não corresponde inicialmente a nenhuma comemoração definida” (PERROT, p. 139). Mas apesar da interrogação, a escritora investiga e nos conta como surgiu este rito operário.
        Na primeira parte, Perrot ainda se detém a nos informar como era a vida do proletariado no início do século XIX, assim como também a vida da mulheres no chão das fábricas e a consequente relação existente entre operários e chefes, que, por sinal, nunca foi harmônica.
       
 É na segunda parte, MULHERES, porém, que a escritora indaga e mostra suas inquietações, enquanto mulher, da condição e dos atávicos costumes culturais que circundam a figura da mulher não só no meio familiar, mas sobretudo, no social. São artigos sempre atuais, que questionam e propõem uma discussão sobre a mulher. Inicialmente ela propõe uma discussão sobre a questão do poder, que se aproxima, nitidamente daquilo que Foucault propõe em sua obra.

“No singular, “poder” tem uma conotação política e designa basicamente a figura central, cardeal do Estado, que comumente se supõe masculina. No plural, ele se estilhaça em fragmentos múltiplos, equivalente a “influências” difusas e periféricas, em que as mulheres tem sua grande parcela. Se elas não tem o poder, as mulheres tem, diz-se, poderes. “ (PERROT, p. 177)

        Perrot, portanto, não desenvolve em seus artigos uma visão somente das mulheres enquanto rainhas do lar, mas sim rainhas da noite, a mulher popular, rebelde, um risco para a masculinidade. Perrot narra, no capítulo 7, que a “exclusão feminina é ainda mais forte. Quantitativamente escasso, o texto feminino é estritamente especificado: livros de cozinha, manuais de pedagogia” são formas de controle e poder. É uma das partes mais encantadoras do livro quando ela nos apresenta de forma tão clara e concisa como a mulher transgrediu esses padrões até o momento impostos e passado a uma posição mais emancipadora. São questões que vão desde “o dono de casa”, posição masculina do espaço doméstico, até a questão administrativa do salário.
        A terceira e última parte do livro é apresentada reflexões acerca dos PRISIONEIROS e o sistema penitenciário, espaço construído e reproduzido para somente punir os detentos e delinquentes. Porém, ao tempo que Perrot expõe a situação dos prisioneiros no período do século XIX e das Belle Époque, da França, as coisas aparecem mais atuais do que nunca. Nada de muito novo há.

É um livro excelente não só para os pesquisadores de História, mas também para os cientistas sociais ou até mesmo graduandos de outras áreas que queiram ler mais a respeito da trajetória dos operários, das mulheres e dos prisioneiros.

Felizmente a Editora Paz e Terra reeditou a coletânea de artigos da obra que apresentou a acadêmica ao Brasil. Com introdução de Maria Stella Martins Bresciani, o livro é uma rica fonte de pesquisa neste tempo no qual a discussão sobre gênero, trabalhadores e seus direitos (vide a discussão acerca da reforma da CLT no Brasil) e os debates sobre o sistema carcerário nunca foram deixados de lado por serem tão atuais. São de fato os excluídos da História que ocupam aqui o lugar preponderante de discussão teórica politizada.


Sobre a autora:
Michelle Perrot, nascida em França em 1928 é professora emérita de História Contemporânea na Universidade Paris-VII e, a mais ilustre historiadora da vida das mulheres, sendo co-autora de uma monumental História das Mulheres no Ocidente, de parceria com Georges Duby – obra em cinco volumes, já editada em diversas línguas, incluindo o português.
O percurso de Michelle Perrot na trilha da História das Mulheres, segundo depoimentos de suas alunas, hoje professoras e pesquisadoras,2 parece ter começado em 1973, quando, doutora em História, docente na Paris VII - Denis Diderot, ministrou um curso chamado "As mulheres têm uma História?", no qual apresentava temas possíveis de pesquisa para os trabalhos de conclusão de curso dos/as estudantes. Esse curso e os trabalhos dele resultantes proporcionaram material para a publicação da coletânea Une histoire de femmes, est-elle possible?, publicado, na França, em 1984, pela Rivages. Tal percurso de pesquisa levaria Michelle Perrot a tornar-se conhecida internacionalmente, não somente por seus trabalhos, mas, também, pelas/os estudantes que orientou em suas teses de doutorado. Muitos desses trabalhos orientados tornaram-se livros, os quais contam, muitas vezes, com prefácios e apresentações escritos por ela, fazendo periodicamente um balanço das pesquisas na área.

 REFERÊNCIAS:

PERROT, Michelle. O excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução de Denise Bottmann. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar