domingo, 22 de setembro de 2013

Proust por Escritores Brasileiros

Fomos atrás de escritores brasileiros para falar sobre o escritor Proust e sua obra, tema do nosso mais recente projeto literário de postagens especiais daqui do blog.
O blog Papos Literários continuando o projeto "Proust em foco" contatou o premiado escritor brasileiro Menalton Braff para falar sobre a obra de Proust. O escritor já revelou que "Em busca do tempo perdido" é uma de suas obras preferidas.
Quando perguntamos o porquê, ele não hesitou e respondeu sinteticamente em um parágrafo a essência da obra de Proust.
"Marcel Proust, principalmente em sua obra “Em busca do tempo perdido”, promove um desvio na rota do romance do século XIX em vários sentidos. O ritmo de sua narrativa dando maior importância à construção da personagem do que ao enredo; a observação do entorno das personagens, com descrições magistrais e plásticas e cromáticas, como verdadeiras telas; o trabalho impressionista com a memória; seu sensorialismo; tudo isso abrindo as portas para o Modernismo. Proust pode ser considerado o ponto de inflexão entre o chamado Realismo para o Modernismo."
Outro escritor que atendeu ao nosso pedido de falar em apenas um parágrafo sobre de Proust foi Carlos Henrique Schroeder que assim nos falou de Proust e sua obra:
"Eu tenho aquela caixa da Ediouro, com a tradução do Fernando Py, em três tomos. Ela está toda grifada, e muito surrada, pois as páginas são finas. É um livro que eu reli duas vezes, e sempre que posso, abro aleatoriamente, caçando meus grifos. E se me perguntassem hoje "Indique apenas um livro, apenas um, para um aspirante a escritor", não hesitaria em citá-lo. É um livro infinito, para ler infinitas vezes, e aprender que na literatura o tempo e a memória devem ser constantemente redescobertos.

Em breve publicaremos aqui outros comentários de escritores brasileiros que nos enviaram suas impressões sobre a obra de Proust.
Leitores do blog que também conhecem a obra proustiana estão nos enviando suas falas.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...