quinta-feira, 2 de maio de 2013

ESPECIAL TÓLSTOY Nº 1 - Ouça a voz original de Liev Tolstói lendo um de seus livros


Tolstoy é conhecido por ter feito várias gravações de voz em sua vida, que remonta a 1895, quando ele fez duas gravações em cilindro de cera para Julius Block. Um literário russo erudito chamado Andrew D. Kaufman reuniu mais três gravações antigas (tudo em russo), incluindo a lição de Tolstói para crianças camponesas em sua propriedade, uma leitura do seu conto de fadas "The Wolf", e um trecho de seu ensaio "Eu não posso ficar em silêncio . "Você pode ouvi-los no site da Kaufman .
É em russo, claro, mas vale a pena ouvir a voz desse clássico autor. Ouvindo sua voz talvez possamos ler seus livros como se ele de fato estivesse narrando em voz alta para nós.

Tolstoy arranjava seu livro para as massas como um calendário, com uma série de leituras para cada dia do ano. Por exemplo, sob a data de hoje, 2 de maio de Tolstoy seleciona breves passagens de Immanuel Kant, Solon, e o Corão. Abaixo ele escreve, "Nós não podemos parar no caminho para a auto-perfeição. Assim que você perceber que você tem um interesse maior no mundo exterior do que em si mesmo, então você deve saber que o mundo se move para trás. "


As gravações do áudio ao lado foram feitas na casa do escritor em Yasnaya Polyana em 31 de outubro de 1909, quando ele tinha 81 anos. Ele morreu pouco mais de um ano depois.  A versão em Inglês soa um pouco como a Bíblia King James. As palavras são difíceis de se distinguir na gravação, mas ele diz:

"Que o propósito da vida é a busca da perfeição, a perfeição de todas as almas imortais, e que esse é o único propósito da minha vida, é confirmado pelo simples fato de que todos os outros propósitos são essencialmente novos propósitos. Portanto, se tu fizeste o que devias ter feito é uma questão de imensa importância, pois o único sentido de tua vida é fazer nesse breve tempo que te foi concedido aquilo que é desejado de ti por Ele ou Aquilo que te enviou à vida. Estás fazendo a coisa certa?"



________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...