sexta-feira, 24 de maio de 2013

ESPECIAL TÓLSTOY Nº II: As últimas horas do escritor russo

Dando continuidade ao nosso projeto de dedicar um espaço para autores clássicos, hoje trazemos a segunda parte sobre o russo Tólstoi, autor que influenciou uma geração posterior de escritores.



Eu trago aqui as últimas horas do escritor em vida, capturadas em vídeo. Em 2013 faz-se 103 anos que ele legou para nós clássicos como Ana Karenina e Guerra e Paz. Ele morreu em Astapovo, uma pequena ferroviária antiga no coração da Rússia. A causa de sua morte foi a pneumonia. Sua morte veio depois dele ter tomado uma importante decisão: deixou sua esposa, sua confortável casa e sua riqueza e viajou cerca de 26 horas até Sharmardino, onde vivia sua irmã Marya. Lá ele planejou o resto de sua vida numa pequena cabana alugada.



Parece um conto, uma história, né? Mas é verdade. 



Então ele decidiu que pegaria um trem para Cáucaso. E provou que seu corpo seria capaz de suportar mais do que ele imaginava. O vídeo abaixo apresenta os últimos dias de Tolstoi e o seu direito de recolher ao leito de morte. O vídeo faz parte de um documentário em série da rede BBC, de 1969. O documentário intitulado "s Civilisation: A Personal View by Kenneth Clar" (ivilisation: uma visão pessoal de Kenneth Clark) fez sucesso na época, pois foi um dos primeiros a ser lançado em cores.






P.S.: O vídeo está em inglês, mas é só ativar as legendas. 
;)
______________________________________
Fonte: Open Culture

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...