Pular para o conteúdo principal

O Romance inacabado de Sofia Stern

*Resenha elaborada pela colaboradora Juliene Lopes
Olá pessoas! O livro que trago hoje é “O Romance inacabado de Sofia Stern”. É um desses livros que lemos rápido, de um tapa só, tão bom que é. Ronaldo Wrobel nos presenteia com esse romance de linguagem simples e inteligente, personagens carismáticos e um suspense curioso.


Aqui temos os protagonistas Ronaldo e Sofia, sua avó. Eles moram juntos e logo de início vemos que a afeição que Ronaldo nutre por sua avó é muito forte. A história inicia com uma Sofia de comportamento estranho e com a sugestão, por parte de Ronaldo, de que ela poderia ser portadora de Alzheimer. Num determinado dia, ele encontra o diário e uns pertences de Sofia e fica curioso a respeito do passado dela, mas diante da falta de respostas decide saber mais detalhes por conta própria.

            Enquanto isso, na Almenha, um bunker da época nazista é aberto e entram em contato com Ronaldo para informar que Sofia pode ser herdeira em um processo e que é necessário que ele vá para lá. A partir daí, Wrobel nos conta a história de vida de Sofia, uma alemã meio judia e meio católica, cantora de cabaré mal vista pelos nazistas. Conhecemos então a grande amizade entre Sofia e Klara e as dificuldades enfrentadas para manterem esse laço, já que enquanto uma era desprezada a outra era muito bem vista pela sociedade.

            O Romance inacabado de Sofia Stern trata de amor e amizade, mostrando como a vida vai moldando as pessoas e como elas são capazes de crescer com as adversidades. Se você gosta de narrativas ligadas ao período nazista e está atrás de uma leitura rápida, com personagens bem construídos e texto instigante e divertido, recomendo muito esse livro.

            A obra foi lançada pela editora Record, uma edição impressa em papel off-white (páginas amareladas), capa de estilo sóbrio e bonito. O preço sugerido pela editora é R$ 39,90. Também está disponível na versão e-book. 

Sobre o autor:

Ronaldo Wrobel é escritor e advogado. Nascido em 1968 no Rio de Janeiro, também é autor do romance Propósitos do Acaso, dos contos reunidos em A Raiz Quadrada e outras histórias e de Nossas Festas - Celebrações Judaicas. Assina uma coluna mensal na revista Menorah.



Fontes e outros links:



Boas leituras e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

[Resenha] Páginas do Futuro - Org. Braulio Tavares

Título: Páginas do Futuro Organizador: Braulio Tavares Ilustrador: Romero Cavalcanti Editora: Casa da Palavra Ano de Lançamento: 2011 Número de Páginas:  156 ISBN: 9788577342037 ONDE ENCONTRAR: Editora Casa da Palavra / Submarino / Livraria Cultura /  Quando uma editora , ou melhor, um autor resolve selecionar ou listar algo, seja lá o que for, corre-se o sério risco de excluir algum escritor renomado ou incluir um sem prestígio. No entanto, não é o que acontece com a seleção de contos feita por Bráulio Tavares para o livro “ Páginas do Futuro ”, lançado recentemente  pela Editora Casa da Palavra . Primeiramente é importante saber que o organizador, Bráulio Tavares, é uma autoridade no assunto quando se fala em Ficção Científica (FC). O mesmo já ganhou o famoso premio “Caminho da Ficção Científica” pelo livro “A espinha dorsal da memória”, de 1989.       Há no livro  12 contos de autores brasileiros. E aqui vale destacar em letras garrafais: OS CONTOS FAZEM